Bocas de urnas apontaram que a candidata Claudia Sheinbaum vencerá as eleições presidenciais do México com uma “grande margem” de vantagem.
O partido dela, o Morena, se antecipou e já declarou a candidatura como vencedora, mesmo antes de qualquer resultado oficial ter sido divulgado.
A pesquisa Parametria projetou que Sheinbaum terá uma vitória esmagadora de 56% dos votos, enquanto a candidatura do opositor Xochitl Galvezat terá 30%.
Outras quatro pesquisas de boca de urna também indicaram que Sheinbaum está prestes a vencer.
Os primeiros resultados preliminares divulgados pelo sistema do Instituto Nacional Eleitoral (INE) também confirmam a tendência. Nele, Claudia Sheinbaum aparece com 58,5% dos votos.
Em segundo lugar, aparece um senadora Xochitl Gálvez com 30,5% dos votos. Em terceiro lugar, aparece Jorge Álvares Máynez com 8,3% dos votos.
O opositor Galvez não se intimou com as bocas de urnas e pediu que os participantes tivessem paciência e aguardassem os resultados oficiais.
A vencedora da eleição se tornará a primeira presidente mulher do México e tomará posse para o mandato de seis anos em 1º de outubro.
Compartilhe: