share

Xiaomi lança carro elétrico SU7 e surpreende pelo preço


Um dos carros elétricos mais aguardados chega oficialmente às lojas: Xiaomi SU7, veículo inédito da marca famosa em smartphones. O carro é rival de modelos de ponta como Tesla Model 3 e Porsche Taycan. O SU7 teve os valores revelados nesta quinta (28) e surpreende pelo preço. Ó CEO da Xiaomi, Lei Junpromete que seu carro é o mais acessível dentro da categoria.

O SU7 será lançado em três versões, com opções diferentes de autonomia e desempenho. A versão de entrada tem preço inicial de 215.900 yuans, cerca de US$ 29 mil ou R$ 148,9 mil em conversão direta. Um valor muito competitivo, equivalente a um SUV compactar a combustão.

Nessa configuração, o Xiaomi SU7 tem bateria de 73 kWh com 700 km de autonomia no ciclo chinês, cerca de 490 km no Inmetro. Ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,28s com máxima nos 210 km/h.

A versão intermédia é a SU7 Pro, com autonomia contínua para 830 km e 0 a 100 em 5,7s. Ele conta com sistema de direção semiautônoma Piloto Xiaomi Max. O preço é de 245.900 yuans.

O top de linha é o Xiaomi SU7 Max. Com motores duplos, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e atinge uma velocidade máxima de 265 km/h. O interior também recebe atenção especial, com um volante clássico do tipo D, condução inteligente de um botão e uma variedade de controles acessíveis ao motorista. Ele custou 299.000 yuans, cerca de um terço do valor de um Taycan Turbo na China.

Lei Jun revelou que o Xiaomi SU7 será lançado em nove núcleosabrangendo desde tons esportivos como Gulf Blue e Lava Orange até opções mais elegantes como Cinza Elegante e Azul Meteoro.

Com uma área envidraçada de 5,35 metros quadrados e vidros especialmente projetados para filtrar raios UV e infravermelhos, o Xiaomi SU7 garante conforto térmico mesmo nos dias mais quentes.

Além disso, a Xiaomi está preparando a construção de estações de supercarregamentoutilizando uma solução de superalimentação com refrigeração líquida de 600 kW, planejada inicialmente para Pequim, Xangai e Hangzhou.

Interior do Xiaomi SU7/ Divulgação

Neste primeiro momento, será vendido apenas na China. A Xiaomi tem atuação oficial no Brasil, mas ainda não há confirmação sobre chegada do modelo por aqui.

Tecnologia da bateria

A bateria dos carros elétricos é a principal fonte de crítica dos “haters” dessa tecnologia. Contudo, a Xiaomi se insere no contexto das novas gerações de baterias: assim como a BYD, é a tecnologia do tipo Célula-corpo (CTB), uma inovação em que as células são ligadas à estrutura da carroceria e incluem sistema de proteção de 14 camadas.

A Xiaomi está desenvolvendo uma liga metálica própria, um Titans Metal, fabricado em peças também exclusivas do hiper-die T9100. A promessa é de uma liga de alta resistência e produzida muito mais rápida do que convencionalmente. A liga vai reduzir o peso do carro em 17%melhorando o desempenho e a autonomia.

Direção autônoma

Mirando a Tesla, a Xiaomi também está desenvolvendo seu próprio sistema de direção autônoma com a tecnologia adaptativa BEV, o Modelo Fundamental de Mapeamento de Estradas e a Tecnologia Super-Res Occupancy Network. O hardware do sistema, incluindo dois chips NVIDIA Orin e sensores avançados, tem como objetivo colocar a marca no topo da indústria até 2024.

Fabricante chinês planeja reduzir peso do carro para melhorar desempenho e ampliar autonomia/ Xiaomi/Divulgação

Cabine Inteligente com tela gigante

O conceito de design interno do Xiaomi SU7 é de uma arquitetura “centrada no ser humano”, integrando um console central de 16,1 polegadas 3K, multimídia de 56 polegadas e um painel giratório de 7,1 polegadas, recurso típico da BYD. Esse design, aliado ao chip Snapdragon 8295 com IA, oferece uma experiência intuitiva e contínua para o usuário, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia dentro do carro.

Internet das coisas (iOT)

Criado por uma empresa de celulares e outros gadgets, o Xiaomi SU7 visa redefinir o conceito de um veículo inteligente. A seda será integrada ao ecossistema Xiaomi CarIoT, suporte para mais de 1000 dispositivos domésticos inteligentes Xiaomi e conexões contínuas entre dispositivos oferecidos aos usuários em um ambiente versátil e conectado dentro do carro.



Fonte: CNN Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *