Em resolução publicada na quarta-feira (16) no diário official da unão, o conselheiro federal de medicina (cfm) vetou terapias hormonais para menores de 18 anos e alterou a idade mínima para cirurgias de transição de gênerro.
UM Resolução N.º 2.427/2025 Revisa Critérios Técricos para o atendimento A Pessoas com DiSforia de Gênero, Condição Caracterizada Pelo Desconforto Ou Sofrigo Entre Uma Identidade de Gênero eo Sexo Atribuído Ao Nascimento.
Uma publicação trata de três Pontos Principais: a Proibição da Terapia Hormonal Cruzada A Menores De 18 Anos; o Veto para Cirurgias de Redesignação de Gênero com Potencial Efeito Esterilizador Para Menores de 21 Anosea Proibição da prescrição de bloqueadores hormonais Para Tratamento de DiSforia de Gênero em Crianos e adolescentes.
Uma terapia hormonal cruzada tratamento caracterizada pela administradora de hormônios sexuais para induzir caractersticas secundias condizentes com uma identidade de gênero do paciente. Já OS blokeadores hormonais de puberdade são medicamentos que postergam ou interropem Mudanças físicas caracterysticas da puberdade, sendão usados para o alívio da diforia de gênero.
UM Resolução de criticada por associações ligadas à comunidade lgbtqiap+como uma associação nacional de travestis e transsexuais (Antra) ea associação mães pela diversidade, que considera como atualizações um “retrocesso” em relação Popula, aos, aos, o dia da regra.
Como decisões tambémas préocupam especialistas. Tayane Muniz Fighera, Coordenadora do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia E Transgeneridade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Fala à CNN Sobre o Risco de um Proibição Auportar a Busca por Tratamento Hormonais Alternativos sem Evidênia Científica Adaquada e Sem Acompanamento Médico.
“Ó que nós Vemos na prática é que muitas passa pesoas chegam até nós com uma história de longa dados de abuso de hormônios porque não conseguiram encontrar o acolhiment de um profissão de prisão, o fato. Fazer o Tratamento, porque a Demforia traz muito sofrimote para essas pesoas, mas ele ele acabam fazendo de forma errada ”, afirma fighera.
Ulra pré -ocupaça é em relação à saúde da danapulação transgênero. Do Ponto de Vista de Emmanuel Nasser, Ginecologista e Obstetra Especializado no Atendimento à População Lgbtqiap+, um PODE Resolução Ter UM Impacto Significativo Na Saúde Mental Dos paciente.
“NÓs Estamos Falando Sobre Isolamento Social, AuMuto da evasão escolar, AuMuMo do Índice de depressão refratária, Auumento de Ideia omeacão suicida Ou, Até Mesmo, um consumidor do ato de autoextermínio, alémon Automutilaça. Ontanto, Estamos Falando Sobre um impacto absurdo na saúde Dessas mentais pesoas, seja privando-como acessarem como tecnologias hormonais um partir dos 16 anos, seja imedindo que ess crianseser acessem o bloqueio hormonal, depois em nemon normonal. CNN.
Quais Eram como direcrizes anteriores e -o mudou?
Uma nova resolução revoga como direcrime anteriorias da Resolução N.º 2.265/2019Publicada em Janeiro de 2020 no Diário Oficial da União. Anteriormente, uma era hormonal de terapia da era Cruzada Permitida A Partir Dos 16 Anos, Desde Que Iniciada Após o Início da Puberdade E Em Caráter Experimental em Protocolos de Pesquisa.
Com uma nova resolução, uma terapia está vedada antes dos 18 anos e deverá ser feita após acompanHamento Psiquiátrico e endocrinolórgico por, no Mínimo, um ano, e Após Avaliação cardiovascular.
Além Disso, uma permissão anterior da Norma, uma realização de procedimentos Cirúrgicos de Afirmaça de Gênero a Partir Dos 18 Anos. AGORA, A Cirurgia é Vedada Antes Dos 21 Anos quando implicticarem Potenário Efeito Esterilizador, e Só Poderá Ser Realizada APÓs Acompanamento Préviio de, No Mínimo, Um e Equipe Médica.
Por FIM, um resolução de 2019 Permitia A Terapia de Bloqueio Hormonal em adolescentes A Partir da Puberdade em Protocolos de Pesquisa, Em Hospitalis universitárrios e/ou de referencia para o sistema único de saúde (Sus). AGORA, A PRÁTICA ESTÁ PROIBIA PARA TODAS COMO CRIANHAS E ADOLESSENTES, EXCETO EM SITUAÇÃO DE Precoce Puberdade OU OUTRAS DOENCAS ENDÓCRINAS NAS QAIS O USO DE BLOQUEADORES HORMONAS Étificador indicado.
“O que nós fazíamos, anteriormente, enquanto intervenções, era postergar a puberdade, porque entendemos que o sofrimento psíquico, chamado disforia, aparece justamente quando os caracteres secundários, como contornos corporais, seios, menstruação ou pelos faciais, surgem. ISSO ACABA AGIRO COMO UM GATILHO PARA ESSES SOFRIGOROS ”, Explica Nasser. “ATÉ UMA ANTIGA RESOLUDO, ISSO ERA FEITO EM UM MODELO DE PESQUISA. EM São Paulo, por exemplo, Que é o Estado Mais Rico e Populoso do Pai.
Fighera acrescenta, Ainda, Que, Uma Vez Iniciado o Tratamento, O Paciente Tine Dadas de Saúde Monitorados, Como Dados de Densidade Mineral Óssea, Velocidade de Crescimento e Exames de Sangue, Sendão Feitos Ajustes na Terrapia HormaNal. “Existia Uma Série de Critérios Que Eram Seguidos Rigorosames para Fazer esse tratamento (em adolescentes)”, Afirma.
APESAR DAS MUDANCAS, COMO DISPOSIÇÕES NOVA RESOLUÇÃO DO CFM NOO SE APLICAM A PESSOAS QU Já Iniciaram A terápia hormonal ou o Bloqueio de Puberdade.
O que o cfm diz?
Em Coletiva de Imprensa Realizada na Quarta-Feira (16), um dos relatórios da resolução, Raphael Câmara, argumento que a série “Muito Dificil” A Medida Levar à Ampliação do Uso de Hormônios por Conta Pripria, Sempliatânia.
“Uma forma de obter ESSAs Substérsias, que Não TEM em Farmácias, um Dificuldade é bem.
DURANTE SUA APRESENTAÇÃO, CÂMARA AFIRMOU QUE A RESOLUÇÃO TOMOU COMO EVIDÊNCIAS CIENTÍCAS QIEFICAS QUE MOSTRARIAM AUMUMO NO NUMERO DE ARREPENDIMAGOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE DRESIÇÃO DO GARENERO, E Casos de Tentativa
Por outro Lado, o Relator Afirmou que um Tamboma Norma Levou em Considere Segundo Câmara, Há Um “Sobrédico -Núcio” de Pessoas Trans, O que Levaria a um ÍNDICE DE ARREPENDIMENTO GRANDE EM RELAÇÃO AO PROCESSO.
“Mais crriantes e adolescentes Estão SendO Diagnosticados Com DiSforia de Gênero e Levados a Tratamento. Muitas Crianças que não Futuro Poderiam Não Ser Trans, Masplesasento gays e Lésbicas”, Afirmou.
Ó Médico admitiU, nenhum entanto, que não há uma resposta Sobre o tema, porque os estudos existentes não têm Evidênias robustas. “Às Vezes, uma Falta de Evidênia Exige Prudênia”, Afirmou. De Acordo Com Ele, Foram Analisados Estudos Que Mostram Desde um ÍNDICE DE 2% De Arrependimento A Pesquisas que indicam 40%.
Médicos que DescUmprirem Resolução Serão Punidos, Afirma CFM
Tambema na Coletiva, O Presidente do CFM, Hiran Gallo, Afirmou que os Médicos que Descumprirem um resolução do Órgão serão punidas com medidas como anunciã, cansura, doooooooooo.
“É uma norma do conselheiro federal de medicina que temme ser cumprida”, Disse Gallo.
Mpf apura legalidade da norma
O Ministério Público federal (MPF) Instaurou na Segunda-Fira (14) Um procedimento para o apurar A Legalidade da Resolução do CFM.
O Procedimento para a Aberto Pelo MPF Um Partir de Uma denúncia da Entidade E de Uma Nota Técnica da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra). Como as associações destacam que Jovens transe o acessar um procedimentos terapêuticos como bloqueio puberal e hormonizoça ãos cruzada amparados pela resolução nº 2.265/2019, que permanece válida.
O Dos Direitos regionais de Procurador do Cidadão sem Acre, Lucas Costa Almeida Dias, Deu um Prazo de 15 dias para o CFM Presteza Informações Sobradas OS Fundamentos Técrics E Jurín. Ele cita decisões do Supremo Tribunal Federal Que Vão na Direza Oposta e Lembra Que Um Organizador Mundial Da Saúde (OMS) Deixou de Considerando uma transexualidade Uma doença.
*Com as informações de Paula Ferreira e Gabriel Damasceno, do Estadão Conteúdo
Estudo: terapia hormonal reduz risco de depressão em transgêneros