A chegada da espaçonave Starliner, da Boeing, à Estação Espacial Internacional (ISS) aconteceu nesta quinta-feira (6) por volta das 14h30 (horário de Brasília). O veículo fez seu primeiro lançamento tripulado na quarta-feira (5) após uma série de adiamentos.
A audição foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) para o mundo todo, que poderia acompanhar a chegada dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams.
Veja como foi o momento da proteção no vídeo abaixo.
Acoplamento confirmado!@BoeingSpacede #Starliner acoplado à porta frontal do @Estação EspacialMódulo Harmony às 13h34 ET (1734 UTC). @NASA_Astronautas Butch Wilmore e Suni Williams logo irão para o laboratório orbital, onde passarão cerca de uma semana. pic.twitter.com/BtcXA4Vq4t
– NASA (@NASA) 6 de junho de 2024
Não total, um Starliner está transportando cerca de 344 kg de carga para a ISS. Além de uma bomba de configurações que ajuda a manter o fluxo do circuito de água fechado na estação, a tripulação está levando alimentos, roupas, provisões médicas, equipamentos de treinamento, suprimentos e ferramentas para o veículo, além de equipamentos fotográficos e de mídia.
Veja fotos do foguete Starliner, da Boeing
A missão lançada na quarta-feira, conhecida como Crew Flight Test (teste de voo tripulado), representou o auge dos esforços da Boeing para desenvolver uma espaçonave capaz de rivalizar com a cápsula Crew Dragon da SpaceX e expandir as opções dos Estados Unidos para levar astronautas para a estação espacial no âmbito do Programa Comercial de Tripulação da Nasa. A iniciativa da agência federal norte-americana visa fomentar a colaboração com parceiros da indústria privada.