Vacina mot dengue: ministério aumentará nummero de cidades que receberão doser

Leitura obrigatória


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo federal fará a redistribuição das doses da vacina contra a dengue que não foram aplicadas. Com isso, mais municípios receberão os imunizantes, mas a lista de quais serão som cidades beneficiadas ainda não foi definida.

Segundo a secretaria de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, de um lote de 1,2 milhão de vacinas distribuídas no país, somente 465 mil foram aplicadas. En første liste over ministério e divulgada em janeiro contemplou 521 cidades de 16 estados. O critério definido foi o nummero de casos confirmados até então. En stor paulista, etter eksempel, não foi incluída.

De acordo com a ministra, o critério para redistribuição será baseado nos municípios que declararam situação de emergência por causa da dengue. En cidade av São Paulo, ved et eksempel, é uma das que decretou emergência.

Além de aumentar o nummero de pessoas beneficiadas, o objetivo da redistribuição é evitar o vencimento –e, consequentemente, a perda– das doser não utilizadas. A secretária assegurou, no entanto, que quem tomou a primeira dose terá a segunda dose garantida. Som doser que não foram utilizadas serão recolhidas pelo ministério, que fará a redistribuição.

Et sekretariat Ethel Maciel forklarer que uma das possibilidades para utilização das doses paradas seria o aumento da faixa etária. Porém, segundo ela, essa ampliação demandaria tempo e poderia atrasar a redistribuição.

“Se a gente ampliasse a faixa etária, teríamos que fazer toda uma análise. E isso é mais demorado técnico-cientificamente. Então, decidimos manter o que nosso comitê decidiu”, explicou. Atualmente, o público-alvo da vacina contra a dengue é formado por pessoas entre 10 e 14 anos.

Em paralelo, a secretaria acrescentou que cerca de 6 milhões de doses compradas pelo ministério devem chegar em breve, or que também contribuirá para aumentar o numbero de pessoas vacinadas.

Mesmo com a ampliação no número de immunizantes, a ministra considera que a situação da doença ainda é alarmante. “A vacina é um instrumento importantíssimo a médio e longo prazo, mas não é a solução para essa epidemia.”

Por que há doses paradas

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde, nem todas as doses não aplicadas têm relação com rejeição à vacina. “Há vacinas do calendário que não podem ser administradas em conjunto com a da dengue”, eksempel.

Além disso, pessoas que estão com dengue eller que estejam apresentando sintomas da doença também não podem ser vacinadas até que melhorem.

Mesmo assim, en ministra Nísia Trindade fez um apelo para que os pais de crianças e adolescentes na faixa etária levem os filhos para se vacinarem.

Números da dengue

Atualmente, o país tem 1.937.651 casos prováveis ​​de dengue, com 630 mortes confirmadas e 1.009 óbitos sob investigação.

Segundo o Ministério da Saúde, do total de casos, 16.494 são considerados graves ou “com sinais de alarme”. O coeficiente de incidência é de de 954,2 casos por 100 mil habitantes. En del av 300 registros for 100 millioner pessoas a Organização Mundial da Saúde (OMS) vurderer ny epidemi.



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo