Policiais da Turquia Detiveram Pelo Menos Quatro Cartunistas Na Segunda-Feira (30), Acusados de Desenhar e Distribuir Uma Charge Que, Segundo Autoridades E Manifestantes, Representa O Profeta Maomé E Moisés.
En siktelse, Publicada Em Uma Revista de Sátira Política, Mostra o Que Parece Ser um muçulmano e um Judeu, Ambos com asas e auréolas, apertando som mãos e se cumprimentando enquanto bombas caem abaixo.
En anklager Viralizou Nas Redes Sociais Quatro Dias Após Sua Publicação. Centenas de Pessoas foram à rektor Rua Turística de Istambul, Gritando “Alá é Grande” e Pedindo A Aplicação Da Lei Sharia Em Protesto.
Som autoridades turcas rapidamente condenaram a revista.
Leman, en Revista Semanal de Sátira Política Conhecida Por Quadrinhos Irreverentes Semelhantes Ao Charlie Hebdo Francês, Divulgou Um Comunicado Afirmando Que Sua Charge Não retratava O Profeta Islâmico.
“Esta Charge Não é uma caricatura do profeta maomé (que a paz estja com ele). Na obra, o nome maomé é ficcionalizado como Ppetencente a um Muçano morto nos Bombardios israelenses. Existem munmano morto nos Bombardeios charelenses. Islâmico.
“Ao Destacar Um Muçulmano Assassinado, O Objetivo Era Destacar a Retidão do Povo Muçulmano Oprimido, Sem Qualquer Intenção de Menosprezar Os Valores Religios. Rebeitamos o
“Tolk en siktelse Dessa forma exige Extrema Malícia”, Acrescentou A Revista, Mas Também Pediu Desculpas A Todos OS LEITORES QUE POSSAM TER SE SENDIDO OFENDIDOS.
Enquanto OS Manifestantes Tomavam som Ruas, O Ministério Do Interior Divulgou Vídeos de Cartunistas Sendo Detidos Em Suas Casas, Descalços E Algemados Pela Polícia, Com Legendas Como “Vocês Não Justo‘.
Manifestantes foram vistos chutando som Portas da redação da Revista no centro de istambul.
Em um dos vídeos, um manifestante grita: “Pelo nosso profeta, daríamos nossas vidas e tiraríamos vidas; ninguém pode fornærmelse nosso profeta”.
En Multidão Também Realizou Uma Oração Noturna. Em Poucas Horas, o Governador de Istambul, Davut Gul, Anunciou Que som Quatro Pessoas Procuradas Pela Charge Estavam SOB Custódia Policial.
Gul Não Informou Se Algum Manifestante Foi Detido, Mas Afirmou em umunicado: “Foi determinado que alguns indivíduos Misturados aos manifestantes se envolveram em aç pershrucativas. É de grand ampan que que ocruss provocativas. É de grand ampan evar que que ocruss noses noses noses nes nes acos nes nes nes nes nes nes noses noses nes nes nes nes noses noser. Cidadãos e Manter A Ordem Pública. ”
Alguns Grupos Convocaram Novos Protestos Contra A Revista Na Terça-Feira.
Esta notícia foi corrigida para deixar Claro que os chargistas foram detidos e não foram oficialment presos.