UM região Sudeste do Brasil está sob alerta para temporais, neste sábado (16). Fortes tempestades podem causar transtornos em diversas cidades da região. As informações são da Climatempo.
UM previsão do tempo para a região aponta para a possibilidade de chuvas intensas se concentrarem durante todo o dia, com maior intensidade nas primeiras horas da tarde.
De acordo com a meteorologia, as áreas mais afetadas são o norte, centro e leste do estado de São Pauloincluindo Grande São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, além do Sul de Minas Gerais eu faço Rio de Janeiro.
Uma chuva forte é esperada por conta das áreas de instabilidade que se intensificaram sobre a região, provocando chuvas torrenciais, risco de alagamentos e perfurações de terra.
A madrugada deste sábado foi marcada por fortes chuvas no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana, no Sul de Minas Gerais, no litoral paulista, no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira.
A instabilidade atmosférica, que já havia deixado a tarde e a noite de sexta-feira bastante chuvosas no centro-norte e centro-leste de São Paulo, se intensificou durante a madrugada, com previsão de persistência ao longo da tarde deste sábado.
O acumulado de chuva em um período de 24 horas, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)é motivo de preocupação, especialmente no sul do Rio de Janeiro e centro-leste de São Paulo. Diversas localidades registraram mais de 100 milímetros de chuva, aumentando significativamente o risco de alagamentos, enchentes e penetrações. Confira o ranking dos municípios mais atingidos pelas chuvas.
- 1º – Resende (RJ): 175mm
- 2º – Itatiaia (RJ): 158,6 mm
- 3º – Rio Claro (SP): 129,6 mm
- 4º – Porto Real (RJ): 125 mm
- 5º – Ipeúna (SP): 109,6 mm
- 6º – Angra dos Reis (RJ): 102,8 mm
- 7º – Queluz (RJ): 76,6mm
- 8º – Italva (RJ): 73,8mm
- 9º – Barra Mansa (RJ): 72,8mm
- 10º – Areias (SP): 70,2 mm
Leave a Comment