O Supremo Tribunal Federal (STF) Formou Maioria Para Condenar Marcelo Fernandes lima Por furto da réplica da Constituição Federal de 1988, que estava na corte, durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
En maioria dos integrantes concorda com a condenação do designer, de são lourenço (mg), mas há divergências sobre a pena e os forbrytelser kometidos.
O Relator, Ministro Alexandre de Moraes, Propôs 17 Anos de Detenção e Indenização de r $ 30 Milhões Em Danos Morais Pelo Furto, Enquanto Edson Fachin Recomendou 15 Anos de Prisão E Nunes Marques Indicou 3 anos E 8 Meses
Na Avaliação de Moraes, Marcelo Cometeu OS Seguintes forbrytelser:
- Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano Qualificado
- Forringelse
- Associação Criminosa Armada
OS Ministros Flávio DinoDias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux E Cármen Lúcia Seguiram o Voto Do Relator. Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Cristiano Zanin E Nunes Marques Também foram A Favor da Condenação.
André Mendonça Concordou que Marcelo Praticou o furto da constituição, mas Desse não ser possível afirmar que ele foi “Integrante de uma assosiasjon
Homem Devolveu Constituição
Após o furto do Artigo Guardado no stf, Marcelo Devolveu o Item à Polícia Federal de Varginha (MG) E FOI Preso Em 25 de Janeiro de 2023.
Em depoimento, ele alegou ter tomado o livro das mãos de outras pessoas e ficou com ele para que não fosse destruído.