Skincare na primavera: veja como adaptar a rotina de cuidados na estação


Assim como nas estações anteriores, a primavera também exige cuidados específicos com a pele. Quando se fala em cuidados com a peleé necessário ter em mente que a temperatura fique mais quente e úmida nesta época do ano.

Indo além da limpeza facial clássica com sabonete adequado e a proteção solar diária, o uso de hidratantes mais leves – em sérum ou gel – também são importantes.

UM CNNo dermatologista Victor Becharamembro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor de Cosmiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que o principal ponto de atenção nesta época do ano se dá pela hidratação.

“É preciso estar sempre reforçando a hidratação da pele, evitando, assim, se expor ao sol nos horários de pico, ou seja, entre 10h e 16h, usar filtro solar de largo espectro com FPS acima de 50 e PPD acima de um terço deste valor”, conta.

Em relação ao invernoque chegou ao fim em 23 de setembro, a rotina pode ser mantida, atentando-se a pequenas alterações com o uso de hidratantes que, em geral, devem ser mais leves.

“Os mais pesados ​​são indicados ao inverno, porém, podem ser usados ​​em alguns casos em épocas do ano mais quente, dependendo do paciente”, acrescenta.

Comparada ao verão, Victor orienta uma precaução maior ao uso de ácidos e substâncias sensibilizantes que podem levar a manchas na pele.

Montando uma rotina de cuidados na primavera

  • Limpeza de pele com sabonete ou espuma de limpeza;
  • Antioxidantes com vitamina C, resveratrol, entre outros;
  • Filtro solar de amplo espectro com FPS acima dos 50 e PPD acima de um terço deste valor;
  • Séruns hidratantes com ácido hialurônico, niacinamida; entre outros;

Victor ainda reforça que o principal erro na estação se dá pelo uso inadequado do filtro solar. “Ele deve ser usado diariamente, a cada três horas, mesmo em casa (por conta da luz indireta) e a luz visível. O filtro solar deve ter FPS acima de 50 e PPD acima de 15”.

“É importante lembrar que existem diferentes tipos de filtros solares, físicos, químicos ou mistos e, ainda, com núcleos que têm a função de proteger a pele da luz visível que mancha”, finaliza.

Benefícios para cabelo e pele? Mitos e verdades sobre colágeno



Fonte: CNN Brasil

Victor Carvalho:
Leave a Comment