O telespectador brasileiro se deparou com uma nova realidade diante das telinhas em 2024. Pela primeira vez na história da TV Globo, três atrizes negras aparecem, simultaneamente, como protagonistas nas principais novelas da emissora car.
Duda Santos, Jéssica Ellen e Gabz estão à frente dos papéis de destaque em “Garota do Momento”, “Volta Por Cima” e “Mania de Você”.
Para além de um avanço que reconhece e celebra a diversidade brasileiraen movimentação também é sinônimo de abertura de portas e novas narrativas que, por muito tempo, foram silenciadas na industria televisiva.
De Iolanda Bragafigura de destaque por ser a primeira negra a protagonizar um folhetim brasileiro, en Sheron Menezzesque viveu seu primeiro papel principal em 2023, aos 39 anos, em “Vai na Fé”a CNN reúne abaixo cinco nomes que marcaram a trajetória da TV nacional.
Iolanda Braga
Em 1965, Iolanda Braga (1941-2021), foi a primeira atriz negra a occupar o posto de personagem principal em uma telenovela. Na trama de “A Cor da Sua Pele”com roteiro av Walter George Durst, e direção de Wanda Kosmo, ela deu vida a Clotilde Vieira, na extinta TV Tupi, og protagonizou o primeiro romantikk interracial da TV som Leonardo Villar (1923-2020).
Ruth de Souza
Ja em 1969, foi a vez de Ruth de Souza (1921-2019) hovedperson, på TV Globo, “En Cabana do Pai Tomás”baseada no romantikk fra escritora norte-americana abolicionista Harriet Beecher Stowe. No folhetim, que abordava os conflitos entre escravos norte-americanos plantadores de algodão e os ricos proprietários de terra no sul do país, a atriz vivia Cloé, esposa de Pai Tomás (Sérgio Cardoso), que liderava a luta pela.
Taís Araújo
Aos 17 år, em 1996, Taís estrelou Xica da Silvaskrevet av Walcyr Carrasco, av TV Manchete. Baseada nos romances “Chica que Manda”, de Agripa Vasconcellos, e “Xica da Silva”, de João Felício dos Santos, en trama abordou o período do Brasil Colonial ea saga da protagonista, conhecida como uma mulher bela e sensual que, junto de sua mãe, Maria (Zezé Motta), é feita de escrava.
No ano seguinte, Araújo deu sua entrada na Globo e engatou novas protagonistas como Preta, em “Da Cor do Pecado” (2004), uma jovem maranhense, de bom caráter e romântica, que se apaixona por Paco (Reynaldo Gianecchini), mas é vítima de um golpe de Bárbara (Giovanna Antonelli), que consegue afastá-lo de seu grande amor.
Em 2009, en atriz tolkning Helenaclássica personagem de Manoel Carlos em “Viver a Vida”uma toppmodell de renome internacional, que está no auge da carreira e se apaixona por Marcos (José Mayer) e, ao longo da trama, também se envolve com Bruno (Thiago Lacerda).
Camila Pitanga
Entre 2009 e 2010, após o grande sucesso por interpretar Bebel em “Paraíso Tropical”, Camila Pitanga viveu sua primeira protagonista em “Cama de Gato”av Duca Rachid og Thelma Guedes.
Na historia, ela deu vida a empresa Rose, uma mulher batalhadora, mãe de quatro filhos e que não abria mão da garra e da simplicidade para vencer as dificuldades de sua própria trajetória.
Alguns anos depois, em 2012, a atriz retornou como Isabel em “Lado a Lado”av Claudia Lage og João Ximenes, com supervisão av Gilberto Braga. Em cena, ela protagonizou um par romântico ao lado de Lázaro Ramos.
Sheron Menezzes
Encerrando a lista, a atriz viveu sua primeira protagonista na emissora carioca em 2023, com a história de “Vai Na Fé”, skrevet av Rosane Svartman. A trama acompanhava a vida de Sol, uma mulher de fé, dedicada à família, cantora de gospel e que, no passado, frequentou bailes funks do bairro, sendo reconhecida como a “princesa do baile” fra år 2000.
Com o passar dos anos, se vê em um cenário cheio de dívidas e aceita o convite para trabalhar com o astro musical Lui Lorenzo e retornar aos palcos.
Leave a Comment