OS ex-secretários de comércio exterior do governo brasileiro, Lucas Ferraz (2019 a 2022) E Welber Barral (2007 A 2011), Disseram EM Entrevistas à CNN Que o Recuo do Presidente Norte-Americano, Donald TrumpSobre Tarifas piora o cenário para o Brasil n / D Economia global.
Trump anunciou na quarta-fira (9) Uma Reviravolta Em Sua Política Comercial, Limitando como tarifas recíprocas a 10% por um prazo de 90 dias. Um decisão, sem entanto, não se Aplica ChinaQue Enfrentará Tarifas Elevadas A 125%.
HAVIA A VECCA ENTRE ANALISTAS DE QUE O BRASIL ESTAVA “COMPARATIVAMENTO” MELHOR POSICÍNIO QUE OS DEMAIS PAISES NO ANÓNCIO INICIAL DE TARIFAS RECÉPROCAS DE TRUMPO – VISTO QUE RECEU TAXA DE 10%, ENQUANTO.
Quase 60 Paíss tem um Taxas de Taxas a 10% e Havia Expectativa de Que O Brasil Poderia Ganhar Espaço A Partir Deste Cenário. Uma Avaliação Agora é de que, ao Menos por 90 dias, com Todas como Tarifas, Excto como da China, sem Mesmo Patamar, um Vantagem Vai por Água ABAIXO.
“Não tenha dúvidas de que piora para o brasil. Uma gente vinha dizendo que o cenário não era tão ruim pela missão comparativa.
Segundo Ferraz, Havia Espectiva Principal de Que O Brasil Pudesse Avançar, por exemplo, na Indústria de Vestuário – com O Vietnã Taxado em 46% – De Couros, ELETROELONICOS, Madeira, Máquinas epsetamentos, Automotorsóis. Ó Dado consta em Estudo do Centro de Negócios Globais da FGV.
Barral pondera que uma possibilidade de o brasil se beneficiário do cenário a era anterior “apenas” uma expectativa. Para o ex-secreto, sem entanto, Cresce AGORA O Risco de OS eUa Negociarem com demais paises e Tirarem Espaço do Brasil na Pauta Comercial Destes.
“Ó Grande Risco que existe, a AGORA É OS ESTADOS UNIDOS NEGOMEM COM MERCADOS QUE São importantes para o Brasil e Consuguirem Mais Espaço para Suas Mercadorias; Espaço Para Produtos Agrícolas, na Europa, por favor.
Um percepção de analistas, sem entanto, é de que o Recuo de Trump é positivo para o cenário do comércio global. “Não Deata de Ser Um Fio de Esperança de Que um Guerra Comercial Vai Arrefecer”, Completa Ferraz.