Saber as diferenças entre o mosquito Aedes aegypti e os pernilongos comuns são importantes para sua identidade e a prevenção da prevenção da dengue. O principal aspecto que o distingue dos outros é a presença de listras brancas sem tronco, cabeça e pernas.
Dentro das casas, é fácil identificar as diferenças entre ele o Culex quinquefaciatus, conhecido como pernilongo doméstico, que tem uma coloração marrom e as pernas sem marcas claras.
Enquanto isso, o Aedes aegypti é mais escuro e tem as marcações brancas sem corpo.
Ele não é o mosquito que produz o zumbido no ouvidocomum durante a noite, que vem de outros insetos de hábitos noturnos.
O vetor da dengue é um mosquito de fantasias preferencialmente diurnos, se alimentando de sangue humano ao amanhecer e ao entardecer. Apesar disso, as picadas podem ser ocasionais acontecer durante a noiteassim como os outros mosquitos.
A mordida de outros insetos deixa um pequeno calombo avermelhado e provoca experiências, enquanto a do Aedes não deixa marcas e a picada não coça.
Proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti
O mosquito da dengue só deposita seus ovos em água parada e limpanão necessariamente necessário, mas com pouco material orgânico em contribuição.
Ele põe ovos de preferência em dias com altas temperaturas. Por isso os surtos da doença costumam acontecer não verão.
O Aedes aegypti escolhe locais úmido próximo à lâmina d’água, e não diretamente à superfície, permitindo que seus ovos encontrem um ano em um ambiente seco e continuem viáveis, capazes de gerar mosquitos adultos quando encontrarem as condições propícias para eclodir
Ovos dos outros mosquitosno entanto, podem ser colocados diretamente em água suja e contaminada.
Como prevenir a dengue
Para prevenir infestações por mosquitos é necessário tampar caixas e tonéis de água limpos, desentupir ralos que possam acumular água, jogar fora pneus velhos, evitar deixar garrafas e recipientes que possam acumular água da chuva.
Um exemplo são os pratinhos com água embaixo dos vasos de planta em áreas descobertas, que devem ser virados de cabeça para baixo.
Compartilhe: