Entidades do terceiro setor resolveram implementar o programa indiano Teaching at the Right Level (TatRL) para amenizar a defasagem de aprendizado registrado após a apreensão pandemia de Covid-19 na região amazônica.
A Rádio CNNcoordenadora de Inovação e Desenvolvimento do Instituto Gesto e Vetor Brasil Marisa Costa explicou que o método tem dado muitos resultados.
“Em avaliações em português, por exemplo, tivemos taxas de 14% de estudantes que conseguiram ler textos simples, mas ao final do projeto percebemos progresso para 44%, muito rapidamente”, disse.
O TatRL aborda a recomposição de aprendizagem, por meio de metodologia pedagógica e sistematização de dados para avaliação da progressão.
Além disso, os professores também recebem formação para melhor aplicar os métodos.
Veja mais: Estudos apontam que professores têm sobrecarga de alunos no ensino fundamental
“Desenhamos com as secretarias de educação para entender o perfil desse território, quais são as escolas, os professores e os estudantes, para ver como faz mais sentido”, completou.
Marisa destacou que são aplicações iniciais para entender o nível de aprendizagem e, ao longo do processo, outras são feitas para entender rapidamente como é possível progredir.
*Com produção de Isabel Campos
Compartilhe: