O Projeto de Lei 4742/24, de Autoria da Deputada Dani Cunha (União-RJ), Propõe Detenção Para Quem Utilizar Celular, Filmadora ou outro Equanto que possa completer o sigilo de voto do eleitor, enquanto estiver na kål osigilo de voto do eleitor, enquanto que dosa combert na kabin.
Ao Justificar a Proposta, en deputada afirmou que o objetivo é tornar mais rigorosa a punição para eleitores que tendem a violar o sigilo do voto.
“Estamos Propondo o Present Projeto com o objetivo de Endurecer As Penalidades para o Eleitor Que Descumprir o Dever de não usar equipamentos que possam fiolar o sigilo das votações”, afirma cunha no texto do projeto.
De Acordo com a Proposta, Levar Algum Desses Equipamentos à Cabine, Mesmo Que Desligados, Pode Gerar Pena de 1 A 3 Anos de Detenção, E Ainda, Multa de R $ 500 A R $ 1.000.
Em Caso de Violação do Sigilo do Voto ou da urna Eleitoral, en pena prevista é de 2 a 5 anos de detenção. En Mesma Penalidade Se aplica A Quem Divulgar som Informações Obtidas Dentro da Cabine.
O Eleitor Ainda Deverá Desligar OS Aparelhos e Depositar No Local à Vista de Mesários Eleitorais. Quem Se Recusar, Será Impedido de Votar.
“Estamos propondo que o porte de celular ou equipamento semelhante, na cabina de votação, seja punível civil e penalmente”, komplementou a deputada.
Atualmente, O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já proíbe essa prática, e tendte a adotar normas para coibir o descumprimento do sigilo do votoconform estabelecido na lei nº 9.504, conhecida como lei das eleições.
En Intenção Dessa Nova Proposta A Intenção é Criminalizar e Penalizar o Executor Desta Ação, Alterando A Legislação Figente, Incluindo O Código Eleitoral.
O Projeto Agora Passará Pela Comissão de Constituição, Justiça E de Cidadania Da Câmara dos Deputados E, se aprovado, Seguirá para votação no plenário.
Para se tornar lei, en proposta precisará ser aprovada tanto pela câmara kvanto pelo senado.