Equipes de resgate em Taiwan buscam mais de 100 pessoas que permaneceram presas sob escombros um dia após uma ilha ter sido atingida por um terremoto de magnitude 7,4 – mais poderoso em 25 anos.
As autoridades afirmaram nesta quinta-feira (4) que o número de mortos é de nove, com 1.050 pessoas feridas e 101 pessoas ainda presas.
![Resgate Moradora Taiwan](https://i0.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2024/04/resgate_moradora_taiwan.jpg?resize=696%2C362&ssl=1)
Cerca de 46 pessoas continuam desaparecidas ou incontatáveis, segundo a Agência Nacional de Bombeiros, citando o Ministério da Saúde e Bem-Estar do país.
A agência informou que mais 961 pessoas foram evacuadas, sendo 628 em abrigos.
Em Hualien, as operações de busca e salvamento estão em andamento, de acordo com Lin Chih-cheng, da Associação Profissional de Engenheiros Civis. Ele disse que 100 edifícios foram classificados como perigosos e muitos deixados que foram demolidos.
Pessoas resgatadas de prédio vizinho
De um total de 25 pessoas que ficaram presas em um prédio severamente transferido para a região chinesa de Taiwan após o, 24 foram resgatadas. Uma pessoa foi encontrada morta e os esforços de resgate foram concluídos por volta das 22h (horário local) de quarta-feira.
Uma estrutura de 10 andares chamada Edifício Urano, que abrigava uma mistura de casas e lojas, foi tombada e parecia estar à beira do colapso.
O corpo de bombeiros local disse que desde a manhã quando o edifício foi atingido pela primeira vez pelo terremoto até a noite, o deslocamento aumentou cinco centímetros e o edifício pode desabar a qualquer momento devido a tremores secundários constantes.
Muitos de seus residentes fugiram quando as ondas de choque atingiram as equipes de resgate trabalhando durante o dia para libertar as pessoas presas lá dentro.
![O Edifício Urano na cidade de Hualien, em Taiwan, ficou severamente inclinado após uma ilha ser atingida pelo terremoto mais forte em 25 anos.](https://i0.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2024/04/GettyImages-2127499936.jpg?resize=696%2C522&ssl=1)
Os bombeiros locais também enviaram guindastes de torre, escavadeiras e caminhões para posicionar grandes pedras para sustentar a estrutura e evitar seu colapso total.
Um total de 48 edifícios no condado de Hualien foram danificados no terremoto, quatro dos quais foram gravemente danificados. A maioria dos residentes foi evacuada com segurança.
Demolição de edifícios danificados
Trabalhadores iniciaram a demolição de edifícios atingidos pelo terremoto em Hualien nesta quinta-feira, um dia depois do terremoto.
Escavadeiras foram transportadas vistas escombros de prédios danificados e trabalhadores perfurando a parede externa de um prédio construído e borrifando água.
O prefeito Hsu Chen-wei visitou o local nesta manhã e disse que o governo está tentando aumentar a conscientização entre a população e obter recursos de várias autoridades para ajudar no esforço.
![Predio Parcialmente Desabado Em Hualien Leste De Taiwan Apos Terremoto Atingir A Ilha Em 3 De Abril De 2024 TVBS](https://i0.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2024/04/Predio-parcialmente-desabado-em-Hualien-leste-de-Taiwan-apos-terremoto-atingir-a-ilha-em-3-de-abril-de-2024-TVBS.png?resize=696%2C409&ssl=1)
O tremor, o mais forte em 25 anos, ocorreu na manhã de quarta-feira, no momento em que as pessoas se preparavam para ir ao trabalho e à escola, centrado no condado oriental de Hualien, predominantemente rural e pouco povoado.
(Com informações de Walid Berrazeg, Joyce Zhou e Minwoo Park, Angie Teo, da Reuters; da China Central Television; e de Gladys Tsai, da CNN)
Compartilhe: