En confusão envolvendo o Plano Safra 2024/2025 Gera preocupações sobre o Impacto nos preços dos alimentos.
O tesouro nacional decidiu, na última quinta-feira (20), suspers novas contratações de financialos com subvenção føderalexceto para o programa nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (pronaf).
En medida foi motivada pelo aumento “expressivo” dos gastos com a equalização das taxas de Juros e pela demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 ea taxa selic, EM 13,25%.
Ingen cenário da inflação, o Índice nacional de preços ao forbrukere amplo (ipca) de janeiro mostrou uma aceleração de 0,96% ingen grupo alimentação e bebidaso que indica uma kontinuerlig na pressão sobre os preços dos alimentos.
En estimativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) que A Inflação de Alimentos se Manenha Em Um Patamar Elevado, Repetindo OS 4,8% AO FIM DO ANO, COMO EM 2024.
O Professor e Economista Do Ibmec Márcio Sette Fortes Destaca Que a Inflação Dos Alimentos Não é Fruto Somente da Falta de Financialo, Mas Também de Fatores Como Condições Climmenticas Adversas, Variação Cambial E Uções Climmenticas Adversas, Variação Cambial E Uce qualáticas Advisas.
Ingen Entanto, Ele Acredita Que Um Financialomento Mais Robusto Poderia Ajudar A Combater A Inflação No Futuro.
“UM Financialomento Mais Robusto, Como Um Plano Safra Mais Potente, é Uma Ferramenta Bastante Adequada Que Poderá Gerar Resultatados positivos no Combate Ao Aumento de Preços de Alimentos No Futuro Próximo”, afirmou.
Epecialista em agronegócios e Agricultura kjent, o delegado do corecon-sp adenauer rockenmeyer, também destaca a importância da aprovação do Orçamento de 2025 Para en kontinuerlig do Financialoo do setor Agícola.
Segundo Ele, en Não Aprovação da Peça Orçamentária Cria Incertezas Fiscais e Prejudica A Execução Da Política de Financialo do Plano Safra, Impactando A Produção Agrícola E Gerando Incertzas Sobre A oferta Mercy.
Rockenmeyer Alerta Que A Falta de Um Orçamento Aprovado Pode Prolongar O Bloqueio de Recursos, Limitando A Capacidade de OS Produtores Investirem Em Suas Operações, O Que Poderá Impactar A Inflação Ea Geração De mottar Tributá.
“A Falta de Um Orçamento Aprovado Pode Limitar A Eficácia Das Medidas (do Governo) Ea Capacidade de Geração de mottinga do setor, o que inklusive geraria motta mottributárias futuras para melhorar a situação fiscal doa ís. E Pode Também, Devido A Esta Diminuição da Oferta, Causar Impactos Sobre a Inflação ”, Pontuou.
Para o pesquisador do fgv agro felippe serigati, o plano safra tem um Impacto limitado nos preços dos alimentos, pois cobre apenas uma fração da produção agropecuária e h diversos fatores queproducia.
Segundo Ele, O Setor Se desenvolveu Criando Alternativas de Financialo, Reduzindo A Dependência Do Crédito Oficial E, Emmora Um Plano Safra Robusto Ajude A Peuant Cropekreas De Produç, Ele Note qurea quora quora quora quora caus quora caus quea quora caus quea qurea ouca quara oure de produça.
“Você Pode Ter o Melhor Plano Safra do Mundo, Se Tiver Uma Queda de Safra e, Por Exemplo, Faltar Feijão, O Feijão Vai Ficar Mais Caro. Não tem muito para onde fugir disso ”, Ressalta Serigati.
Para ele, Mais do que crédito, o setor precisa de um seguro landlige fortalecido: “No Ambiente de Mudanças Climáticas, é inevitável que tenhamos quedas de safra com mais frequência. O Seguro Rural Permite que o Produtor atravesse um ano ruim sem comprometer sua Capacidade de Investir no próximo ciclo ”, Afirma.
Após a Repercussão negativa do bloqueio dos recursos do plano safra, o Governo Correu para estancar a sangria.
Nesta Sexta-Feira (21), O Ministro Da Fazenda, Fernando Haddad, Anunciou Que o Governo Encaminhará Uma Medida Provisória (MP) Para Abrir Um4 CrédoS/Desearo.202025.
Haddad Também Informou Que Buscará um Respaldo Técnico E Legal Junto Ao Tribunal de Contas Da União (TCU) Para Retomar OS Financialosos, Mas a Decisão do tcu ainda não é certa.
Ingen Entanto, Segundo Apurou A CNNfontes do Órgão indicam que a chance de o governo obter autorização para liberar os recursos fora do orçamento é “próxima de null”.
Frutas Lideram Alta de Preços dos Alimentos; Veja Quais Mais Subiram