Geralmente, pensamos em cirurgias como procedimentos longos, ainda mais quando se trata de algo ortopédico, como uma intervenção no joelho. No entanto, a cirurgia de artroscopia no joelho passada pela apresentadara Xuxa, na última terça-feira (21), surpreendeu pela rapidez: foi feita em cerca de 20 minutos, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Vila Nova Star.
UM CNNa assessoria da cantora disse que a cirurgia foi algo programado. Xuxa tem feito atividades todos os dias para se preparar para uma segunda grande turnê que chega no semestre.
Artroscopia é técnica cirúrgica minimamente invasiva
A artroscopia nada mais é do que uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, ou seja, que causa o mínimo de impactos. Ela é realizada de forma semelhante a uma videolaparoscopia no abdômen: são feitas pequenas incisões (geralmente duas) na articulação. “Por meio dessas incisões, está inserida uma câmera digital com fibra ótica que permite a visualização de imagens por um monitor de alta definição localizado na sala de cirurgia. Junto, é infundido soro fisiológico no joelho para facilitar a visualização”, explica Fernando Jorge, médico ortopedista, especialista em cirurgias do Joelho e do Quadril e em Medicina Intervencionista em Dor.
Ela também pode ser feita apenas com a câmera, caso o médico precise apenas diagnosticar a condição encontrada. Mas geralmente já é realizado com o procedimento de reposição. “com a ajuda de pinças e cautérios, o cirurgião pode, por exemplo, reparar e regularizar cartilagens, reconstruir ligamentos ou realinhar a patela”, explica o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
A rapidez do procedimento, portanto, pode ser justificada pela simplicidade de fechamento dos pontos abertos durante a cirurgia, já que são pequenas incisões e não aberturas inteiras de tecido de articulações, que costumam ser mais complexas para a sutura posterior. “A duração da artroscopia depende da complexidade do procedimento. Em casos de lesões menos complexas, como lesões meniscais, o tempo cirúrgico pode variar de 20 minutos a 1 hora”, considera o médico ortopedista Daniel Meirelles, especialista em cirurgia de joelho e médico do grupo Vita (SP).
De acordo com a Clínica Clevelandclínica de referência em tratamentos de saúde nos Estados Unidos, uma artroscopia de joelho é usada nas seguintes situações:
- Diagnóstico de lesões: Durante uma artroscopia de joelho o especialista pode observar áreas que apresentam doloridas ou inchadas, verificando como estão as tecidos, moles e ossos;
- Tratar tecidos moles e ossos da região: Cirurgias de tendões, ligamentos ou cartilagens podem ser feitas por artroscopia, com o uso de instrumentos específicos que permitem ao músculo reconstruir e reparar esse tipo de estrutura. Ossos também podem ser unidos com a técnica;
- Remoção de tecido danificado ou inflamado: Em alguns casos, pedaços danificados de tecidos e ossos também podem ser removidos da articulação.
A recuperação também costuma ser mais rápida
A recuperação de uma cirurgia geralmente está relacionada ao tamanho dos cortes, por isso os pacientes submetidos a artroscopias costumam ficar parados por um tempo menor. “Em casos mais simples, o retorno às atividades diárias ocorre em períodos mais curtos, de três a seis semanas. Já em lesões maiores, como rupturas ligamentares devido a práticas esportivas, pode exigir um tempo maior e uma recuperação completa, em alguns casos, pode chegar a nove meses”, diz Jorge.
“Normalmente, o paciente já pode caminhar no mesmo dia, com o auxílio de muletas, apoiando a perna operada. A alta hospitalar geralmente ocorre no mesmo dia”, pondera Meirelles. Mesmo a cirurgia sendo simples, a Cleveland Clinic recomenda elevar o joelho durante o repouso e evitar colocar peso sobre ele por alguns dias.
*Com informações de Nicoly Bastos, da CNN