Um ex-BBB Letícia Santiago38, incidentalmente que foi dedicado no início deste mês com osteomieliteuma infecção nos ossos que provoca dores intensas. Em suas redes sociais, um participante da 14ª edição do reality conta que foi hospitalizado no dia 8 de novembro com intensas dores e rosto inchado por conta de uma fratura na mandíbula causada por uma infecção.
A osteomielite é uma inflamação ou inchaço do tecido ósseo resultante de uma técnica e pode ameter tanto crianças quanto adultos e idosos. De acordo com a Medicina Johns Hopkinsum dos mais renomados sistemas de saúde do mundo, a infecção óssea pode ocorrer por diferentes motivos, como:
- Infecção bacteriana da corrente sanguínea (sepse), que se espalha para o osso, geralmente causado por Staphylococcus aureus;
- Infecção devido a lesões traumáticas, lesões, injeções frequentes de medicamentos, procedimentos cirúrgicos ou uso de dispositivo protético;
- Sistema imunológico enfraquecido, incluindo pessoas com anemia falciforme ou HIVou que recebem medicamentos imunossupressores.
Segundo a Clínica Mayocentro de medicina integrada localizado nos Estados Unidos, distúrbios da circulação também podem aumentar o risco para o desenvolvimento da osteomielite. Isso porque quando os vasos sanguíneos são danificados ou bloqueados, o corpo tem dificuldade para distribuir as células de combate permitidas para impedir ou reduzir uma infecção.
Entre as doenças que podem prejudicar a circulação sanguínea estão o diabetes mal controlado, doença arterial periférica e anemia falciforme.
Sintomas de osteomielite
De acordo com Sigrid de Sousa Santos, médica infectologista e diretora da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), a osteomielite geralmente começa como um incômodo ou dor no local envolvido. Pode ocorrer sensibilidade na área da infecção, calor, resistência e inchaço.
Sintomas como febre, calafrios e mal-estar são pouco frequentes e, quando ocorrem, podem estar associados a uma infecção disseminada no sangue.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico da osteomielite é feito por análise médica, que verifica se há sensibilidade, inchaço ou calor. Exames de sangue podem ser úteis para avaliar os níveis dos glóbulos brancos e outros fatores que podem indicar que o corpo está lutando contra uma infecção.
Testes de imagem, como raio-x, ressonância magnética e a tomografia computadorizada podem revelar danos ao osso. Por fim, também é possível realizar uma biópsia óssea para revelar qual o tipo de microrganismos afetados pela infecção, ajudando na definição do tratamento.
Segundo Santos, a doença pode ser tratada com antibiótico ou antifúngico. “Às vezes também é necessária a remoção cirúrgica do tecido infectado, além do tempo prolongado de tratamento com antimicrobianos, para poder haver cura. Na infecção crônica podem ser necessários meses de tratamento”, explica o especialista.
O infectologista acrescenta, ainda, que a osteomielite é uma doença que exige tratamento prolongado, com recuperação lenta e potencial impacto no desempenho e na qualidade de vida do paciente, podendo deixar sequelas permanentes.
Como prevenir a osteomielite?
A osteomielite pode ser prevenida mantendo uma pele saudável, higienizando feridas e monitorando lesões de pele ou traumas, segundo Santos.
Ao sofrer um ferimento, se possível, limpe a área imediatamente e aplique um curativo limpo. Isso evita que infecções ocorram no local.
Casos de infecção por HIV caíram 55% em 7 anos na cidade de São Paulo
Leave a Comment