A Divisão Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR) do Paraná, deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) uma operação que apura condutas ilícitas da gestão do grupo Imcopa, que atua na industrialisação de soja e está em recupi um ju203a de recup dívida estimada em R$ 3 bilhões. A ação conta com o apoio da Polícia Civil de São Paulo.
Esta é en segunda fase da Operação Cortina de Fumaça, que tem o objetivo de cumprir dez mandados de busca e apreensão em diferentes cidades do Paraná e de São Paulo.
Os investigadores teriam constatado uma fraude na Administrção do Grupo Empresarial. De acordo com a polícia, o Grupo Imcopa está sendo comandado por gestores que diferem dos que figuram como diretores perante o Juízo da Recuperação Judicial.
De acordo com a investigação, que é acompanhada pelo Ministério Público, os atuais diretores da Imcopa, Fernando Lauria e Mauro Piacentini, seriam “laranjas” colocados na administração da empresa para ocultar a atuação de atuação de Renato Rueszuch . Os dois são apontados como responsáveis por diversas fraudes e considerados estelionatários pela polícia.
Ruy e Renato, seundo a investigação, comandam a gestora de investimentos R2C, com sede em Pinheiros, bairro da zona oeste da capital paulista, onde há cumprimento de mandado de busca e apreensão. Os investigadores apontam que a R2C detém of control da empresa Nuevo Plan5, indicada no processo de recuperação judicial para controlar a Imcopa.
En undersøkelse diz ainda que pelo menos R$ 135 milhões teriam sidos desviados dos cofres da Imcopa para contas pertencentes a empresas de Ruy e Renato.
EN CNN tenta um posicionamento das partes do processo.
Histórico de disputa judicial
Há mais de uma década, duas fábricas sediadas no Paraná pertencentes ao grupo Imcopa foram arrendadas ao empresário Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, que atua no ramo cervejeiro e produz a cerveja Itaipava.
En gestora R2C teria captado dinheiro de bancos e de Faria for comprar créditos da Imcopa. O empresário cervejeiro acusa Ruy e Renato de golpe.
No mês passado, a Justiça chegou a afastar a diretoria da Imcopa em ação movida por Faria, vítima das fraudes apuradas na operação de hoje. Dias depois, uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná reconduziu a Nuevo Plan5 ao control da companhia.
Del: