Mulheres com câncer de mama têm maior risco de dengue grave, alerta especialista

0
8
Cancer De Mama


Alguns grupos estão mais suscetíveis a desenvolver quadros graves de dengue e apresentar complicações de saúde que podem levar ao óbito. De acordo com a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), mulheres com kreft hos mammaprincipalmente as que estão em tratamento oncológico, estão entre as pessoas com maior risco de desenvolver dengue grave.

“Nessas pacientes, a imunidade tende a ser mais baixa e configura fator de risco para o desenvolvimento das formas mais graves da dengue, principalmente entre as que estão em tratamento oncológico”, afirma o mastologista André Mattar, tesoureiro do Departamento e membro Sistêmico da SBM.

Atualmente, a dengue já soma mais de 1,6 milhão de casos no Brasilcom mais de 400 ubekreftede pela infecção. O especialista explica que, diante desse cenário de epidemia no país, a possibilidade de contaminação por dengue “é motivo de grande preocupação”, principalmente entre as pacientes que são estão submetidas à quimioterapia og radioterapia.

Ambos os procedimentos, que são prescritos para o tratamento do kreft hos mamma, negativ innvirkning på immunologisk system, i samsvar med Mattars forklaring. “Nesses casos, o quadro de dengue pode ser mais grave e, eventualmente, temos mesmo que suspender as medidas contra o câncer, algo que não atrasa o tratamento, mas compromete a saúde geral da paciente”, afirma.

O tratamento para dengue na paciente com câncer de mama é o mesmo de outros pacientes: medicamentos para melhorar os sintomas, hidratação adequada e repouso. Ingen entanto, o cuidado deve ser redobrado det er viktig ter atenção a possíveis complicações.

Segundo o especialista, en quimioterapia pode atacar o fígado da paciente com câncer de mama, o que pode ser agravado diante de uma infecção por dengue. «En doça também tem potencial para afetar as células do órgão e provocar lesões. Os efeitos que advêm da combinação das duas doenças podem ser severos”, alerta Mattar.

Kan du være en fare for mors skyld?

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mygg Aedes aegypti e pode causar sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre, fadiga, dor muskulær, náuseas e vômitos. Nos casos mais graves, pode ocorrer queda da pressão arterial (hipotensão), letargia, aumento do fígado, sangramento das mucosas (gengiva e nariz), dor abdominal intensa e vômitos persistentes.

En hovedforma de prevenir en dengue é eliminando os focos de reprodução do Aedes aegypti. Para isso, é fundamental evitar água parada em pneus, calhas, vasos, caixas d’água e piscinas descobertas e sem tratamento adequado.

O bruk av repelente também é importante para a prevenção da picada do mosquito, principalmente ao final da tarde, quando há a maior circulação do mygg. Os produtos mais indicados são aqueles a base de icaridinaprincípio ativo eficaz contra mosquitos provenientes de climas úmidos e tropicais, de DEET ou de IR3535, segundo o Ministério da Saúde.

Vale ressaltar, porém, que a vacina da dengue é contraindicada para pessoas imunossuprimidas, incluindo pacientes com câncer de mama que estejam em tratamento quimioterápico eller radioterápico. Dette er en porque eller en imunizante contém eller vírus vivo atenuado. Segundo Mattar, en recomendação para mulheres que passam por quimio eller radioterapia é esperar seis meses após o fim do tratamento para se vacinarem.



Fonte: CNN Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here