Uma grande massa de ar seco está bloqueando a passagem de frentes frias sobre a maior parte do Brasil, de Santa Catarina ao Norte, de acordo com a Climatempo.
Esse bloqueio continuará nos próximos dias, com trégua nas chuvas até dia 20 de junho em algumas áreas do país.
Enquanto isso, uma infiltração marítima está provocando chuvas no leste e norte do Nordeste.
O ar seco impedirá a chuva no Rio Grande do Sul, resultando em sol e tempo firme, com um pouco de vento. A umidade do ar permanecerá baixa no norte do Paraná.
A expectativa da Climatempo é de que em meados da próxima semana entre os dias 21 e 22 de junho, já tenha um pouco mais de umidade para o centro-sul brasileiro.
Por conta da atuação do veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho.
Previsão para as regiões
Na próxima quarta-feira (12), a previsão para a Região Sul indica que o dia flui com tempo mais aberto, mas com temperaturas baixas, facilitando a formação de neblina e neblina em Porto Alegre.
Essas condições também se aplicam ao litoral norte e no Vale do Itajaí em Santa Catarina, e no Leste e litoral do Paraná, incluindo Curitiba.
Não Sudeste, as condições do tempo permanecem inalteradas. A manhã poderá começar com neblina e neblina no sul de São Paulo, litoral norte do Rio de Janeiro e no leste e sul do Espírito Santo, incluindo Vitória.
Durante o dia, predomínio de sol e ar seco, com umidade baixa no interior da região. Não há previsão de chuva.
Não Centro-Oeste, não há expectativa de chuva. O dia será de sol, com tempo aberto e ensolarado.
Não nordeste, a chuva continua na faixa norte e leste, com pancadas em vários momentos do dia. Há risco de temporais em Salvador, no litoral norte da Bahia e no litoral de Alagoas.
Pode ventar na maior parte da região, com exceção do sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde não choverá.
Não Norte, a umidade baixa e o ar mais seco prevalecem na faixa sul. O dia será de sol, poucas nuvens e calor em Rondônia, Tocantins, sul do Amazonas e do Pará.
A alta umidade ainda provocará temporariamente no extremo norte do Amazonas, em Roraima e no norte do Amapá. A chuva pode ser forte, mas há sol em Manaus e Belém.
Compartilhe: