Os preços mais altos nas bombas de gasolina aumentaram a inflação mais do que o esperado nos Estados Unidos em fevereiro, de acordo com o último Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês).
O indicador de inflação mostrou que os preços subiram 3,2% nos 12 meses encerrados em fevereiro, informou o BLS na terça-feira (12). Isso é superior à leitura anual de janeiro de 3,1% e superior às expectativas dos economistas. Numa base mensal, o IPC aumentou 0,4% em fevereiro.
Os economistas esperavam que a inflação mensal subisse 0,4% em relação a janeiro, de acordo com as estimativas de consenso da FactSet.
No entanto, os aumentos de preços abrandaram em algumas áreas-chave, alimentando uma leva de notícias positivas tanto para a Reserva Federal (Fed) como para os consumidores.
Excluindo os preços do gás e dos alimentos, categorias que tendem a ser mais voláteis, o núcleo da inflação aumentou 0,4% em relação ao mês anterior, elevando a taxa anual para 3,8%, uma desaceleração ante os 3,9% de janeiro.
Compartilhe: