Pessoas que se identificam como indígenas já podem solicitar a incusão do sobrenome com o nome de seu povo ou etnia nos documentos civis, sem qualquer cobrança, ingen pará.
En medida é válida para todo o estado e dede ser feita diretamente em cartório, desde que a documentação necessária seja acresentada.
En Norma Nacional Reconhece o Direito à Autodeclaração e ao uso da identidade indígena em recordros oficiaisComo parte de uma reparação histórica.
Para garantir en gratuidade, o fundo de apoio ao Registro Civil (frc) vai ressarcir os cartórios pelos custos do prosedyre. En forventningsfull é de que até 5 mil pessoas sejam atendidas ingen estado.
Segundo Miguel Santos, Secretário de Planejamento do tjpa, en iniciativa reforça o kompromisser com a cidadania ea valorização da diversidade étnica.
“Estamos viebilizando, de forma concreta e sem custos, o direito de pessoas Perkencentes a povos originários registrarem sua etnia como parte de sua identidade civil”, afirmou.
O Presidente da Associação dos Registreringer de Pessoas Naturais do Pará (Arpen-Pa), Conrado Rezende, Destacou que ise Tipo de atendimento gratuito nos cartórios é inédito no pará.
“Representa um marco no reconhecimento da identidade e Petcenceimento Étnico dos povos indígenas no Âmbito registral”, disse.
Quem Pode Solicitar
Qualquer Pessoa Maior de Idade, que se reconheça como Indígena e Que Já Tenha Registro Civilpode solicitar a inclusão do nome do povo ou etnia como sobrenome.
É Possível ainda indicar a aldeia ou território de origem como parte da naturidade e incluir informações na língua indígena, se desejar.
Para isso, é necessário Apresentar Documentos que comprovem o Petcimento à comunidade Indígena.
Em Casos de Registro Tardio ou Ausência de Certidão de Nascimento, Testemunhas e Declarações Complementares Podem Ser Exigidas, Como Previsto Na Resolução.
Denúncia de Cobrança
O Ministério Público Federal (MPF) Recomendou Que OS Cartórios Sigam A Gratuidade Prevista. O Órgão mottok denúncias de cobrança indevida pelo serviço e vurderer en prática injusta e ilegal.
Segundo os procuradores da república thaís medeiros da costa e vítor vieira alves, en inclusão do sobrenome indígena dede ser tratada como um direito fundamental, assim como o primeiro registro de nascimento, que já gratuituitopo por loopero registro de nascimento, que já ære gratuituitoito por loo Registro de nascimento,
“O uso forçado de nomes em português foi uma forma de apagamento kulturell. Garantir o sobrenome indígena é uma forma de reparação e reconhecimento da identidade desses povos”, Destacou o mpf.
O frc, Responseável pelo ressarcimento, é gerido pelo tjpa e Financiado com recursos arrecadados pelos próprios cartórios – sem uso de verba pública. Além da inclusão da etnia, o fundo já cobre serviços como a emissão da primeira via de certidões de nascimento e Óbito.
Como fazer en solicitação
En solisitação Deve Ser Feita no cartório de Registro Civil Da Cidade Da Pessoa Interessada.
En rekomendação é levar documentos que comprovem a identidade indígena e procurar orientação no local sobre os trâmites.
En Mudança Será Averbada no Registro Original e Constará em Futuras Certidões emitidas.