Uma Ferramenta alimentada por inteligência artificial consegue detectar quadros de pressão alta e diabetes em pacientes através da análise de vídeossem a necessidade de contato físico, medidores de pressão ou exames de sangue, segundo um novo estudo.
Ó artigo que descrever o funcionamento do sistema em pacientes de um hospital no Japão é considerado preliminar, pois ainda não foi publicado em um periódico aprovado por pares, mas os resultados serão apresentados nesta semana em um evento da Associação Americana do Coração, nos EUA.
UM IA é demonstrada como capaz de detectar as doenças através de alterações no fluxo sanguíneo na pele do rosto ou das mãos, já que tanto a pressão alta como o diabetes causa danos aos vasos sanguíneos, alterando sutilmente a maneira como o sangue passa por eles.
Segundo Ryoko Uchida, pesquisadora líder do estudo no departamento de cardiologia avançada da Universidade de Tóquio, a ferramenta permitiria que os pacientes monitorassem sua saúde “sem conforto de suas próprias casas sem ter que passar por nenhum teste”.
No estudo, o algoritmo obteve 94% de precisão na detecção de hipertensão estágio 1 e 75% de precisão no diagnóstico de diabetes.
Os investigadores destacam, no entanto, que uma ferramenta ainda precisaria ser testada em outras condições e em diferentes condições de luminosidade ou locais para que possa tornar-se viável em grande escala.
IA na medicina: diagnóstico precoce e redução de riscos para pacientes
Leave a Comment