“Gesto maior da vida democrática”, diz Cármen Lúcia sobre voto


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cármen Lúcia, convocou concorrentes para o segundo turno das eleições legislativas. Segundo ela, o voto “é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”.

A declaração foi feita em pronunciamento na rede nacional de rádio e TV na noite deste sábado (26). A ministra reforçou que as pessoas que não votaram no primeiro turno ainda podem votar no segundo.

“As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão preparadas para receber o voto de cada pessoa. Quem não votou no 1º turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver 2º turno em sua cidade”, declarou.

Ó primeiro turno da eleição de 2024 registrou a segunda maior abstenção em todo o país desde 1996. Cerca de 33,8 milhões de brasileiros não votaram, o equivalente a 21,71% do total de eleitores aptos.

Durante o discurso, o presidente do TSE os eleitores e o trabalho das forças de segurança pública, juízes eleitorais, mensageiros e servidores da Justiça Eleitoral. Mais de 130 milhões de brasileiros compareceram às urnas no 1º turno, que ocorreu em 6 de outubro.

“Sua participação é fundamental para aqueles que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo compromisso por um Brasil mais justo”, afirmou Cármen Lúcia.

A ministra disse à CNN na sexta-feira (25) que a Justiça Eleitoral vai fazer uma avaliação sobre quais locais pelo país a abstenção no pleito foi maior.

Apuração

Ó segundo turno acontece no domingo (27). Você poderá acompanhar um apuração pelo site da CNNinclusive em uma página específica para a cidade.

O que faz um mês nas eleições? Entenda



Fonte: CNN Brasil

Victor Carvalho:
Leave a Comment