O gasto do inss (Instituto nacional do seguro Social) com aposentadorias eo bpc (Benefitício de Prestação Continstada) Pode Aumentar Em at R $ 600 Bilhões at 2040, Caso O País Não Moo Ava Nova NovacwebetaRas Previdenco OcoSous Opencawas Novaus Previdenco assistent.
OS Dados São de um estudo realizado pelo clp (centro de liderança pública), que analisa o Impacto do envelhecimento populacional nas contas públicas.
Segundo o Levantamento, o aumento do Valor da despesa pública com som aposentadorias e com o bpc equivaleria praticament en um novo orçamento da saúde pública ou ao dobro do que a união investerer espraestrura, icso semeso semeso semeso semeso semeso semeso semeso semeso semeso semroes que a união investerer espraest.
O estudo aponta que, com a combinação do envelhecimento acelerado ea queda da taxa de natalidade, o brasil vive uma “Dupla inflexão histórica”. “En befolkning på befolkningen en encolher ao mesmo tempo em que envelhece rapidamente”, afirma o texto.
Com base em projeções etárias até 2040, o clp estima que os gastos do inss com aposentadorias e wever de Cobertura.
“Será preciso, de fato, lidar com a Matemática de ter cada vez mais pessoas acima de 65 anos para cada ativo contribuinte. Sem convergir som regras dosfiscales regimer, ampliar en idade efetiva de saída dobeho ecomroar ecomo. Crível, O Estrangulamento Previdenciário Limitará Recursos Para Saúde, Educação E Investimentos ”, Alerta O Estudo.
Gastos com saúde aumentam
En nota técnica também projeta um forte Impacto do envelhecimento populacional sobre os gastos com saúde. Segundo o ibge, en Packa da População com mais de 65 anos dede subir para 18% em 2040 e 20% em 2045. Nesse cenário, o gasto do sus passaria de 4,2% para cerc clp.
O estudo destaca ainda que doenças crônicas e internações de longa permanência aumentam após os 75 anos, exigindo não apenas mais recursos, mas também maior envolvimento de familiares, principalmente mulheres, nos cuidados, o que pode reduzir a participação no mercado de Trabalho.
Educação Pode Aliviar Pressão Fiscal
Com a taxa de fecundidade brasileira em 1,47 filho por mulher, o clp vê uma “rara janela de oportunidade” para reorganizar os gastos públicos.
En previsão é de uma queda de 20% no número de alunos até 2040, o que poderia liberar quase 1 ponto prosentvis do pib para outros setores, como previdência e saúde, sem prejudicar – e até melhorando – o gasto por estudant.
Apesar Disso, O Estudo Alerta Que A Combinação de Vinculações Constitucionais e Pressões Políticas Por Mais Verbas Condena O País A Manter, Ou até Ampliar, OS Recursos Para Um Setor Que Não Cresce Em Demanda.
“A Demografia Pode Ser Destino, Mas A Forma de Financiá-La, E de Transformar Longevidade Em Prosperidade, Continua a Ser Uma Escolha Essencialmente Política”, Afirma O Clp.
Solução
O clp betraktning que uma nova reforma da prehidência deixou de ser uma escolha política e passou a ser uma nevenceIdade Fiscal para conseguir equilibrar som contas públicas no futuro.
Segundo en innredning, o enfrentamento da crise exige uma estratégia integrada, com três pilares:
Consolidação Fiscal Crível, Capaz de Reduzir o Prêmio de Risco E Atrair Investimento Privado;
Políticas Pró-Produtidade, Como Investimentos EM Infraestrutura, Abertura Comercial E Qualificação Profissional, Para Compensar A Escassez de Jovens No Mercado de Trabalho;
Pacto Federativo Eficaz, Redistribuindo Responsabilidades e Encargos Entre União, Estados e Municípios.
Ainda Assim, O Estudo Ressalta Que Uma Nova Reforma Da Previdência, Sozinha, Não Resolverá o Desafio Fiscal. Será necessário revisar também regras constitucionais ea gestão de outras Áreas.
Na Área da Saúde, o clp Definee reorganizar os gastos e priorizar atenção primária integrada ao cuidado crônico, além de promover compras públicas mais eficientes e sistemas de remunasação baseados em qualidade wrekes e sistemas de remunasação baseados em qualidade, grensende, eficientes e sistemas de remunas de prosessene.
Na Educação, en Redução da População estudantil Oferece Uma Oportunidade para Melhorar A Alocação de Recursos: Menos Alunos, Mais Investimento Por Estudante, Caso Oa og Consiga Ajustar som Aarras Legais e Políticas.