A Samsung revelou oficialmente o Galáxia S25sua mais nova aposta no mercado de smartphones premium. No evento Galaxy Unpacked, realizado em San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos, a empresa sul-coreana apresentou uma evolução significativa no uso da inteligência artificial (IA), consolidando sua posição de destaque nesse segmento tecnológico.
Um dos pontos altos do Galáxia S25 é uma personalização avançada fornecida por inteligência artificial. Agora, o sistema opera como um verdadeiro “concierge digital”, entendendo a linguagem natural do usuário e respondendo aos comandos de forma mais intuitiva. Com isso, as tarefas do dia a dia tornam-se mais simples e práticas, aproximando ainda mais a interação homem-máquina.
Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung, destaca como essa evolução muda a relação com a tecnologia: “Antes, a IA estava restrita a funções específicas dentro de aplicativos. Agora, no Galaxy S25, ela permeia todo o aparelho. Você consegue acioná-la em qualquer momento e interagir como se estivesse conversando com alguémdando comandos de forma natural”.
Outro destaque da empresa é seu esforço para democratizar a inteligência artificial. Uma funcionalidade de transcrição automática de chamadas transformam, por exemplo, conversas em texto em tempo real, sendo úteis para pessoas com dificuldades auditivas ou para quem precisa registrar informações sem tomar notas. “Nossa visão é levar a IA ao maior número de pessoas possíveis. Já integramos recursos avançados, como a transcrição, em modelos intermediários, com suporte a 20 idiomas. Isso quebra barreiras e amplia o acesso, afirma Citrini.
Ele declara, ainda, que essas otimizações reconhecer diferentes sotaques e tons de voz, a Samsung reafirma seu compromisso em tornar uma tecnologia mais acessível e inclusiva.
Inteligência artificial x futuro
Há um ano, a Samsung deu um passo decisivo na inteligência artificial, focando em ferramentas práticas e acessíveis. A função de “interpretação” do Galaxy S25, que facilita a comunicação entre idiomas, já está ativada, em média, 10 vezes por dia globalmente, destacando sua relevância para a conectividade.
Citrini, resume o impacto da IA: “Com ela, as tarefas que hoje levam 10 ou 15 minutos serão feitas em 30 segundos. A evolução da IA nos smartphones inaugura uma nova era de conectividade, modificando a forma como as pessoas vivem e se comunicam. É o futuro”.
*O repórter da CNN Brasil foi ao evento nos Estados Unidos a convite da Samsung.