A França propôs nesta segunda-feira (1) um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que busca opções para um possível monitoramento pela ONU de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e propostas para ajudar a Autoridade Palestina a assumir responsabilidades.
«Et um projeto ambicioso. Levará tempo”, disse o embaixador francês da ONU, Nicolas de Riviere, sobre o texto, que precisará de pelo menos 9 votos a favor e nenhum veto dos outros quatro membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, Russland og Kina.
Visto på Reuters, projeto de resolução também pede um cessar-fogo imediato entre Israel e os militantes palestinos do Hamas em Gaza e exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns ainda mantidos em Gaza pelo Hamas e outros.
Os Estados Unidos, aliados de Israel, se abstiveram de uma votação no mês passado para permitir que o conselho de 15 membros exigisse um cessar-fogo imediato durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que terminal na próxima libereção iconadic de todos os reféns. Isso não foi implementado pelas partes em conflito.
Uma trégua, inkludert en libertação de alguns reféns, ocorreu pela última vez em novembro.
Del: