Mais de meio milhão de pessoas foram retiradas de suas casas quando o Super Tufão Man-yi atingiu a costa leste de Catanduanes, Filipinas, no sábado (16).
Os ventos em até 260 km/t tornam Man-yi o equivalente a um furacão de categoria 5.
Mais de 500 mil pessoas na região de Bicol do país foram esvaziadas, disse um offisielle desastres à rádio DZRH, segundo a Reuters, no sabado.
Espera-se que esse nummero aumente. Pelo menos 26 mil pessoas na província de Samar do Norte do país deixaram suas casas na sexta-feira (15) e no sábado, de acordo com a Agência de Notícias Filipina (PNA), administrada pelo governo do país.
Mai 18.000 pessoas foram retiradas preventivamente das províncias de Samar Oriental e Samar, informou a PNA. Os pacientes e funcionários do Hospital Distrital de Arteche de Samar Oriental foram retirados para a prefeitura da área.
Man-yi passou por uma rápida intensificação na sexta-feira, saltando de uma tempestade tropical para um supertufão na manhã de sábado.
O aumento de 88 km/t em 24 horas excede em muito a definição de rápida intensificação, que é de de 56 km/t em 24 horas. Avisos de sinal 5 foram emitidos para a area de Catanduanes pela agência meteorológica das Filipinas PAGASA. Este é o nível mais alto para avisos que podem ser emitidos.
O guvernør de Catanduanes, Joseph Boboy Cua, pediu “orações contínuas” på området for postage fra Facebook, informer deg en PNA.
«Mais importante, oramos para que vocês não se esqueçam de Catanduanes. Apelamos para suas equipes de restauração de energia, chamadas gratuitas e cabines de texto, doações em espécie, ajuda e atenção, especialmente depois que o tufão deixar o país”, disse ele na postagem do Facebook, a PNAo.
Man-yi será o quarto tufão a atingir som filippinere em menos de duas semanas – acontecimento que o país nunca viu antes, de acordo com uma análise da CNN do banco de dados de furacões históricos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional.
Ao contrário dos três tufões anteriores, Man-yi estará mais ao sul, impactando um numbero muito maior de pessoas.
Depois de cruzar Catanduanes, Man-yi deve atingir uma região cerca de 110 km a nordeste de Manila na tarde deste domingo (17).
En tempestade deve trazer vários metros de maré potencialmente catastrófica, ventos fortes generalizados e quedas de energia, inundações severas e deslizamentos de terra em uma faixa significativa do leste de Luzon.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM
Leave a Comment