Ficar muito tempo sentado pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diz estudo


Ficar sentado na mesa o dia todo pode aumentar o risco de doenças cardíacas, mesmo que você se exercite nas horas vagas, de acordo com uma nova pesquisa.

“Nossas descobertas realmente enfatizam a importância de evitar ficar sentado em excesso… seja você fisicamente ativo ou não”, disse o primeiro autor do estudo, Dr. Ezim Ajufo, um bolsista de cardiologia no Brigham and Women’s Hospital em Boston.

Embora haja um entendimento geral de que ficar sentado demais provavelmente faz mal à saúde, há necessidade de mais pesquisas para entender os riscos exatos e as diretrizes para o que se qualifica como ficar sentado demais, disse o Dr. comportamental no Columbia University Medical Center. Ele não esteve envolvido na pesquisa.

Pesquisadores analisaram dados de quase 90 mil pessoas que ganharam um acelerômetro por uma semana e compararam seu tempo sedentário e ativo com diagnósticos posteriores de condições como derrame, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca em anos posteriores, de acordo com o estudo publicado na sexta-feira (15) no Journal of the American College of Cardiology.

Não apenas mais tempo sedentário foi associado a maior risco de doença cardiovascular, mas os dados foram capazes de mostrar uma diretriz geral para o que pode ser considerado muito tempo sentado, de acordo com o estudo.

“Nós realmente recomendamos que o máximo de pessoas possível evite ficar sentado mais de 10,6 horas por dia. Esse não é um limite rígido e rápido, mas achamos que é um primeiro passo razoável para diretrizes e intervenção de saúde pública”, disse Ajufo.

Por que ficar sentado é tão ruim?

Existem algumas limitações quando se trata dos dados. Eles fizeram parte do UK Biobank, um grande banco de dados biomédicos e recurso de pesquisa que acompanha as pessoas por um longo prazo. A amostra era majoritariamente branca e de ascendência europeia, o que significa que não representa totalmente a população dos EUA, disse Ajufo.

O estudo também é observacional, o que significa que, embora possa fazer associações, não pode provar que ficar sentado foi por causa da doença cardíaca, acrescentou. Faz sentido que fique sentado muito tempo durante o dia tenha um preço, disse Diaz.

Os músculos são muito importantes para regular os níveis de açúcar e gordura no sangue, acrescentou. Para fazer bem seu trabalho, os Múculos preciso de movimento.

“Fazer pausas para se movimentar é uma maneira de dar aos músculos o estímulo de que você precisa para fazer seu trabalho, e não é preciso muito”, disse Diaz.

Como se movimentar

Se você fica sentado em um escritório o dia todo e vai e volta do trabalho, essas 10 horas e meia sentado podem aumentar rapidamente. A resposta pode não ser comprar uma mesa de pé, disse Diaz.

Embora ficar de pé Certamente não sentar seja, ficar parado em um lugar como esse não dá aos músculos o movimento de que precisam para quebrar açúcares e lipídios com eficiência, disse ele.

Uma bicicleta ou esteira pode ajudar, ele disse. Você também pode tentar ver se pequenas reuniões podem ser realizadas durante uma caminhada. O importante é adicionar movimento ao seu dia de uma forma que faça sentido para você e sua agenda, acrescentou Diaz.

Ele recomendou levantar e caminhar por apenas alguns minutos a cada meia hora ou hora ou quando terminar uma tarefa antes de passar para a próxima. Infelizmente, os dados sugeriram que um Bom treino no final do dia não necessariamente causará problemas causados ​​por longos períodos sentadosdisse Ajufo.

“Às vezes achamos que podemos compensar completamente alguns dos comportamentos saudáveis ​​um pouco que temos… saindo e correndo. O que podemos dizer das descobertas é que a atividade física moderada a vigorosa — então, correr, uma caminhada rápida — não é suficiente para neutralizar os conflitos de ficar sentado.”

Mas não desanime com a atividade. O exercício ainda é sempre uma boa ideia e beneficia as pessoas de muitas maneiras, disse Diaz. “Você ainda está melhor do que a pessoa que ficou sentada o dia todo e não se exercitou”, acrescentou.

Casos de doenças cardíacas crescendo entre jovens; entenda



Fonte: CNN Brasil

Victor Carvalho:
Leave a Comment