Em entrevista à CNN neste sábado (29), o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Serra Gaúcha (SindTur), Cláudio Souza, afirmou que o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, impactou a economia do Rio Grande do Sul, especialmente na região das Hortênsias, onde se localiza Gramado.
A cidade turística de Gramado deve acumular um prejuízo de R$ 550 milhões até o fim de julho, caso o aeroporto não volte a funcionar nas próximas semanas.
Recuperação gradual
Segundo ele, inicialmente, houve contabilização dos prejuízos, mas agora a região já apresenta uma recuperação no movimento turístico.
“Turistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e paulistas têm prestigiado muito, demonstrando toda força e pujança da Serra Gaúcha”, afirmou.
O presidente do SindTur destacou que 14% da malha aérea foi restabelecida, com voos chegando por Canoas e Caxias do Sul, embora essa quantidade seja insuficiente para atender às necessidades da cadeia produtiva.
Apesar das dificuldades iniciais, Souza afirmou que a estrutura turística de Gramado não foi abalada pelas chuvas. Restaurantes, hotéis e parques estão funcionando normalmente, e os acessos foram recuperados. A prioridade agora é o restabelecimento da malha aérea. “Nós não temos problemas nenhum de estrutura para o recebimento do turista”, enfatizou.
Os textos gerados por inteligência artificial naCNN Brasilsão feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo daCNN.Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)
Compartilhe: