UM EXAME OCULAR PODE AJUDAR A PREVER O Risco de Acidente Cerebral Vascular (AVC), Segundo Estudo Publado NESTE MÊS NA REVISTA CIENCIAL Coração, Do British Medical Journal. De Acordo com os Pesquisadores, é possível calcular uma probabilidada de um derrame por meio do mapeento da retina com uma Mesma exatidão de exames tradicionais, mas sem uma necessidade de testes invasivos.
De Acordo com EstudoUma Análise da Retina Feita por Fotografias detestas AVC. ISSO ACONTECE PORQUE A RETINA REFLETE O ESTUDO DOS VASOS Sanguíneos no Corpo, Permitindo Identificar Alterações Microvasculares Associar um problema Cardíacos e Cerebrovasculares – como o caso de um derrame.
O Trabalo usou parâmetos vasculares da retina que estavam extraídos de imagens do biobank uk, um grande Banco de Dadas biomédicos do reino unido, USANando o Sistema de avaliação de saúde microvascular baseado em Retina. Essas imagina permitir a densidade Avaliar diversos parâmetros como densidade, calibre e complexidade dos vasos sanguíneos.
OS Pesquisadorores Acompanharam 45.161 Participantes por Cerca de 12 ANOS. Nesse Período, Foram Registradas 749 Casos de Avc. OS Dadas coletados foram analisados por meio de modelos estatsticos que Levaram em contas de risco tradicionais para avc, como idade, Pressão AltaColesterol e Tabagismo.
A Análise Identificou 29 Parâmetros vasculares da retina significativa associados ao risco de avc. Um Maioria desa parâmetros estava relationada à densidade dos vasos sanguíneos, ou seja, uma quantidada de vasos apresenta uma determinada Área da Retina.
Segundo OS Pesquisadorores, um Diminucão da Densidade Vascular Estava AssociAda A UM Auumento de 19% no Risco de Avc. ESSA ASSOCIAÇÃO SE MANTEVE MESMO APÓS O AJUSTE PARA FATORES DE RISCO PARA DERMAME.
Os autores do Estudo defendem que a técnica, Já Utilizada em Clínicas de Oftalmologia, pode ser uma alternativa alternativa acessível e menos invasiva para um detecção precoce de riscos relationados ao avc.
“O Novo Método Appresedado Pelo Estudo Leva em Contra A Análise de Vários Pontos Observados No FUNO DO OLHO, E, ATRAVERS DE UMA ANÁLISE ESTATISTICA, MOSTROU QUE ALGUMAS ALTERAÇÃO NESSA EMMOATO O OCULAR TIVERAM De Risco Já Conhecidos Que Podem Causar A Doença, Como Diabetes, Pressão Alta e Colesterol, Por exemplo ”, Explica O Cardiólogo Marcelo Bergamo, Que Não Esteve Envolvidão No Estudo, à CNN.
“Uma diferença de diagnóstico de diagnóstico quando comparado com Métodos Tradicionais e por Se Tratar de Um Exame Não Invasivo, de Fáccil Replicação”, conclusão.
Saúde Ocular E avc: Qual é uma relação?
O AVC ACONTECE Quando os Vasos que Levam Sangue ao Cérebro Entepor ou Se Rompem, Provocando a Paralisia da Área Cerebral Que Ficou Sem Circulação Sanguínea. Existem dois tipos de avc, de acordo com uma causa causa:
- AVC Hemorrágico: ACONTECE Quando Há Rompimento de Um Vaso Cerebral, Provocando Hemorragia. ÉLevel por 15% de Todos OS Casos de AVC;
- AVC ISQUEMICO: Acontece quando há Obstrução de Uma Artélria, Impedindo um Passagem de Oxigênio para Células cerebrais, Que Acabam Morrendo. Representa 85% de Todos OS casos.
Segundo Bergamo, Algumas Doenças Crônicas, Como diabetes E Hipertensão arterial, causam alteradas Estruturais nos vasos sanguíneos que podem ser identificadas no MAPEAMENTO da retina, ou o fundo de olho. ISSO, POR SI SO, JÁ DOSTA UM MAIOR Risco Cardiovascular.
AGORA, COM ESSE NOVO ESTUDO, ISSO FOI MOSTRADO TAMBÉM EM RELAÇÃO AO Risco de AVC, Uma Vez Que Foram Avaliados várrios Critérios que auporaram, de forma estatística significativa.
Para o Especialista, Utilizar o MapEato da Retina para Triagem do Avc É Possível, Mas o Método Deve Ser Realizado por Um Profissional Que Conheça Quais Parámetos Buscar No Exame de Retina.
“Ó Equipamento para Análise de Fundo de Olho Não É Caro, um questionário de Treinamento e capacitaça de quais Médicos RealizariO OS Exames e OS parâmetros que disciplina ser avaliado”, observa.
Nenhuma entanto, Bergamo Reconhece que ESSA Serria Uma forma eficiente de identificação Precocement Pacientes Com Mior Risco de Avc, Aumentando como chances de uma intervenção preconce no tratamento.
“Hoje em Dia, como metas terapêuticas para controte de hipertensão, diabetes e colesterol, por exemplo, em paciência de alto e muito alto risco, estão cadá vez mais baixas. COM ESSA TRIAGEM, SE VOCE Identificar esse paciente como de risco Maior, um atenção para os controla de fatores de risco deve ser intensificada para prevenir um evento ”, afirma.
Veja Quais São Fatores de Risco para AVC Grave, Segundo Novo Estudo