Não Início de Abril, um federação internacional de diabetes (IDF, na sigla em inglês) Reconheceu OficialentE uma Nova Versão da Doença: o Diabetes Tipo 5Associado à desnutrição. Embora tenha sindo descrito pela primeira vez há quase 70 anos, esse tipo de diabetes ainda é subnotifado e pouco compreendido.
Ao Contrio fazer Diabetes Tipo 2 – Que Está Fortement Ligado Um Excendo de Peso, Maus hábitos alimentares e sedentarismo -, o Tipo 5 Afeta Principal INDIVÍDUOS MUITO MAGROS E COM DEFICIÊNCIAS NUTRICIONALES SEVERAS. De Acordo com uma IDF, estima-se ENTRE 20 MILHOS E 25 MILHOS DE PESSOAS NO MUndo Convivam Com Esse ESSA CONDIÇÃO, SOBRETUDO EM PAISES DA ÁSIA E DA AFRICA.
“É Uma Doença Que Afeta Jovens de Muito Baixo Peso, NormalentE com IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) ABAIXO DE 19, ANTES DOS 30 ANOS ”, Explica O Endocrinologista Fernando Valente, Diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Professor Da Faculdade de Medicina do ABC (Fmabc), em São Paulo.
Por ESSas Caractersticas, uma era de condição frequentadora Confundida com Diabetes Tipo 1 – Que Tamboma Ocorre em Pessoas Jovens e Magras. Sem entanto, há diferenças importantes em uma condição: enquanto o Tipo 1 é uma doença autoimune que destrui Rapidamento a produção de insulina pelo pâncras, o TIPO 5 Está Relacionado a uma menina Formação de Células Beta Pancreática, Muitas Vezes Devido à Desnutrição na Gestação Ou na Primeira Infáncia, Fase IMPORTANTE DE FORMAÇÃO E DESENVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVOLVONCIOS.
Embora o mecanismo exato da doença ainda não seja totalmente conhecido, uma daas hipóteses é que esteja associada à Pouca Massa de Células Pancreástas. “Por ISSO, uma capacidada de segreta de insulina asses pesoas é menor; mas, ao mesmo tempo, mais do que o que tem o tipo 1 da doença”, Explica o Médico.
Para o DIFERENCIAR OS DIPOS, DOIS Exames São Essenciais: um dosagem de anticorpos Contra o pânCREAS (não apresenta nenhum Tipo 1) ea análise da reserva de insulina, medida peptídeo C. sem topo 1, essA reserva se Esgota Rapidament; Já no Tipo 5, ainda há alguma Produção de insulina – insuficiente para controlar uma glicose, mas suffeciente para evitar complica por túmulos como um cetoacidose diabético, quepora ser fatal quando não trataada noi tipo 1. Caractersticas Que Distinguem o Diabetes Tipo 5 do Tipo 1.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Ainda Não Há Dadas Oficiais Sobre A Prevalênia do Novo Tipo de Diabetes no País. Especialistas ouvidos pela agencia einstein acreditam que muitos casos pode serar seando e erroneração classificados como tipo 1. “Pode se existe existe uma subnotifica ãos por desconhoHoHeoSse Tipo de Diagnóstico”, especialmente Valente.
Para o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Israelita Albert Einstein, Ó Brasil ainda não tem experiência em clínica significativa com esse tipo de diabetes. “Ó que Sabemos é que um doença é associado à desnutrição eo uso de insulina sozinho não vai Reverter o Processo”, afirma.
Além da reposição de insulina, também é importante oferecer uma reestruturação nutricional adequada para os pacientes com diabetes tipo 5, com reposição de proteínas, carboidratos, micronutrientes, eletrólitos e outras vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo.
Tipo 5 É mais comum em homens
Um tamboma de ida observou o diabetes tipo 5 atinge mais homens faz muleros, especialmente os vivem em Áreas Rurais, ondes o acesse um diagnóstico e tratamento é Mais Limitado. Dia Diagnóstico Correto, Muitos dos pacientes acabam sem o acompanHamento necessidade e sem uma repositão adequada de insulina, o ele eleva o risco de complicações como cegueira, amputaza e doenças Renais.
O Reconhecimento Oficial Do Diabetes Tipo 5 FEI FEITO DURANTE O Congresso Mundial de Diabetes de 2025, Que octorreu Entre os dias 7 e 10 de abril em Bangkok, na cauda. Um IDF anunciou ainda A Criação de Um Grupo de Trabalho que, Nos Próxxx dois Anos, Será Respovel por Demenvolver direciona específicas de diagnóstico e Tratamento para essa forma de diabetes. “A Classificação de ESSA Nova serve para Ficarmos Atentos um Tipo de Diagnóstico e Vai Nos Ajudar Um Sobre Aprender ISSO”, Diz Rosenbaum.
USAR MONITOR CONTÍNICO DE GLICOSE Sem diabetes é indicado? Entenda