A Constituição iraniana determina que, quando morre o presidenteo primeiro vice-presidente assumirá, com a aprovação do Líder Supremo, os poderes e funções do presidente de maneira interina.
Além disso, a constituição determina que os três chefes dos poderes da república – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem organizar uma eleição para escolher um novo líder no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o papel de presidente em exercício.
O primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, depende de aprovação do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para assumir a carga. Autoridades disseram anteriormente que Mokhber estava no caminho da área onde o presidente do presidente caiu.
O líder supremo do Irã serve como julgado final dos assuntos internos e externos na República Islâmica, ofuscando os poderes do presidente do país.
Ao contrário do seu antecessor, o antigo presidente moderado Hassan Rouhani, Raisi promoveu uma aliança estreita com Khamenei. Muitos iranianos acreditavam que Raisi seria alçado ao posto de liderança suprema quando Khamenei morresse.
Compartilhe: