O rompimento da Barragem do Fundãoem Mariana (MG) e o desmatamento da Amazônia foram alguns dos temas abordados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). O primeiro dia do exame trouxe 45 questões de ciências humanas45 questões de linguagens sim redação.
Assim como os temas identitáriosos desafios climáticos na realidade brasileira estariam presentes na prova. Segundo Paulo Fernandesconsultor pedagógico do SAS Educação, o exame abordou como o rompimento da barragem do Fundão acabou destruindo a vida e a história de várias comunidades e os impactos sociais de acontecimentos desse tipo para os grupos que são afetados por acidentes semelhantes.
Em relação às mudanças climáticasa prova trouxe uma discussão sobre quais medidas poderiam ser tomadas para evitar o caos climático que o país tem vivenciado.
O Enem ainda fez uma relação entre o desmatamento da Amazônia e algumas árvores são necessárias para manter a estrutura hidrográfica local.
A questão sobre as inundações era técnica, pois planejadas que o aluno fez uma diferenciação entre inundações prolongadas e bruscas.
E, sobre a COP26, o exame questionou que tipo de pressão o Brasil sofreu para assumir os compromissos internacionais na questão climática.
Primeiro dia do Enem 2024
O primeiro dia do Enem 2024 contorno com uma grande quantidade de textosalém de destaque para questões identitáriasenvolvendo populações negras e indígenas brasileiras.
UM prova de linguagens foi marcado pela quantidade de texto. “Foi uma prova com muito texto, eu até me lembrei bastante da prova de 2022, com textos longos. A gente teve até uma quantidade razoável de imagens, mas o texto escrito foi o mais preponderante no contexto da prova inteira”, Fernandes.
Ele também destaca a atualidade das questões e textos de apoio à prova. “São questões muito próximas do período em que a gente está aplicando (a prova). Então a gente viu que boa parte dessas questões são do ano de 2021, mas você tem textos também do ano de 2023 e textos bem atuais.”
Já um prova de humanidade trouxe como destaque questões relacionadas à cultura tradicional brasileira, abrangendo os povos indígenas e tradicionais e a população afro-descendente. Além de assuntos recorrentes como, por exemplo, direitos sociais e Vargas.
A questão identitária também foi destaque não tema da redação escolhido para a prova deste ano: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
CNN terá gabarito extraoficial do Enem
UM CNN terá o gabarito extraoficial do exame. A palestra será realizada pela SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h.
Além disso, a cobertura conta com avaliação sobre o tema da redaçãoanálise de professores sobre as referências usadas na prova, apresentação dos destaques e do nível de dificuldade do exame.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais
Leave a Comment