Astronautas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) que está na Estação Espacial Internacional (ISS) publicou uma foto nas redes sociais nesta terça-feira (5) comemorando as eleições americanas.
“Não importa se você está sentado, em pé ou flutuando — o que importa é que você vota!”, escrevi na legenda da imagem. No registro, quatro cientistas — inclusive Suni Williams e Butch Wilmore, que foram para o laboratório orbital pela Starliner — aparecem mostrando meias com a bandeira dos EUA, duas com os dizeres “orgulhoso em ser americano”.
Os astronautas têm o direito de votar nas eleições americanas é garantido mesmo estando na órbita da Terra.
Em 1997, a Legislatura do Texas aprovou um projeto de lei que permitia os votos a partir do espaço. O astronauta da Nasa David Wolf foi quem estreou o feito, se tornando o primeiro americano a votar em órbita na Estação Espacial Mir.
Assim como os outros dados compartilhados entre a Terra e a ISS, o voto dos astronautas passa de um Satélite de Rastreamento e Retransmissão de Dados para uma antena terrestre no Complexo White Sands no Novo México, nos Estados Unidos.
A cédula sai do estado americano para o Centro de Controle de Missão no Johnson Space Center da Nasa, em Houston, e vai para o escrivão do condado responsável pelos votos. Para garantir o sigilo do voto, apenas o astronauta e esse funcionário têm acesso ao documento.
Veja cinco fatos sobre o retorno dos astronautas da Starliner
Leave a Comment