Defesa química, biológica, radiologica og kjernefysisk: generell detalj på CNN securança em hospedagens de líderes do G20


Som 23 hospedagens em que ficarão os líderes mundiais no Rio de Janeiro durante a Cúpula do G20 estão sendo minuciosamente vistoriadas, segundo explicou em entrevista à CNN neste sábado (16) o general Kleber Nunes de Vasconcellos, comandante militar do Leste e chefe do Comando Operacional Conjunto Corcovado, ativado por meio do decreto de Garantia da Lei e da Ordem para a segurança do fórum.

«(Os locais de hospedagem) passaram por um trabalho de vasculhamento feito pelo esquadrão antibomba da Polícia Federal e, logo após, um trabalho de vasculhamento de defesa química, biológica, radiológica e nuclear, para garantir que os locais estão em segurança”, explicou.

De acordo com o comandante, também houve um “trabalho de vasculhamento feito pelo esquadrão antibomba da Polícia Federal”.

A Cúpula de Líderes do G20 acontece na próxima segunda (18) e terça-feira (19). Antes disso, porém, outros eventos ja mobilizam diversas autoridades na capital fluminense, inkludert president Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde quinta-feira (14) até este sábado acontece o G20 Sosial. No domingo (17), está prevista a plenária dos prefeitos do Urban 20 (U20).

Garantia da Lei e da Ordem

A atuação das Força Armadas com poder de polícia durante o fórum internacional foi autorizada em decreto do presidente Lula para emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entre os dias 14 e 21 de novembro.

En medida visa substituir policiais e outros agentes de segurança em situações de grave “perturbação da ordem”. O objetivo é proteger a população e garantir o funcionamento adequado das instituições.

Durante a GLO, estão atuando 11.044 militares, dos quais 9.549 do Exército, 1.013 da Marinha e 482 da Força Área Brasileira.

Som ações das Forças Armadas ficaram delimitadas nas áreas do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), Marina da Glória e Monumento a Estácio de Sá. Além disso, atuam na chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem, compreendidas a extensão da Rodovia Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), da Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) er via das de zoma e da zona oeste utilizadas no percurso.

«Nós fazemos a proteção das principais vias de circulação que ligam os aeroportos aos locais de hospedagem e aos locais de evento. Então essas vias estão guarnecidas e patrulhadas. Esse patrulhamento é feito de maneira dinâmica e também por meio da ocupação de pontos fortes nos locais de maior sensibilidade”, disse.

Desde a quinta-feira (14), nessas áreas delimitadas já é possível ver militares e tanques do Exército atuando. O trabalho da Forças, porém, incluem também defesa antiárea e cibernética.

“Além disso, fazemos também a defesa antiaérea de toda a área, fazemos também a defesa cibernética e utilizamos meios de guerra eletrônica também. Além de empregar meios antidrone para proteção também das vias, dos comboios e dos locais de evento e de hospedagem.»

Proteção do espaço aéreo

Som medidas de segurança para o evento também incluem a proteção do espaço aéreo brasileiro.

Segundo o general, uma das providências foi definir zonas em que voos ficarão restritos a episódios de salvamento eller proteção da vida.

“Foram estabelecidas zonas ou áreas onde o voo é permitido mediante coordenação e tem áreas de supressão, onde o voo é proibido em qualquer situação, a não ser no caso de salvamento ou de preservação da vida”, explicou.

Essas areas de supressão inkluderer região do Museu de Arte Moderna, da orla de Copacabana og também se estendendo até São Conrado.

Além disso, o “aeroporto Santos Dumont estará interditado para voos comerciais, particularmente nos dias 18 e 19”, acrescentou o militar.

Meios empregados

Além do efetivo militar, en operação também omfatter uma centena de equipamentos de segurança. São eles:

  • 585 tanker Vtr SR
  • 20 tanker Vtr Bld
  • 199 motoer
  • 17 embarcações
  • 9 aviões
  • 7 helikopteros
  • 4 navigasjoner
  • 4 motos aquáticas
  • 26 misseis
  • 8 postos de tiro RBS 70
  • 4 antidroner
  • 3 radarer

Explosões i Brasilia

Em relação ao episódio das explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o general Vasconcellos afirmou que “aumentou um pouco nosso estado de alerta, mas não impactou no planejamento original que tínhamos feito”.

Na última quarta-feira (13), om hjemmet, etterfølgende identifisering som Francisco Wanderley Luiz, mer ulik artefatos explosivos contra or edifício av Supremo Tribunal Federal (STF).

Também foi registrada a explosão de um carro, que pertencia a Francisco, no anexo 4 da Câmara dos Deputados.



Fonte: CNN Brasil

Victor Carvalho:
Leave a Comment