Além da fruta chinesa, as folhas da goiabeira também costumam ser aproveitadas por suas propriedades medicinais. No entanto, mesmo com suas propriedades terapêuticas, é essencial conhecer suas contraindicações e a forma correta de preparo para aproveitar seus benefícios com segurança.
Confira, a seguir, os principais motivos para incluir o chá de goiabeira na rotina e quais cuidados tomar para aproveitar bem seus benefícios:
Principais benefícios do chá de goiabeira
Em entrevista à CNNa nutricionista Angélica Grecco, da Clínica Eduardo Grecco, detalhou os principais efeitos positivos do consumo do chá de goiabeira no organismo. Entre eles:
- Antidiarreica e antiespasmódica: Esse efeito deve ser a presença de quercetina, um tipo de flavonoide que ajuda a relaxar a musculatura intestinal e a evitar contrações, combatendo quadros de diarreia e de cólicas intestinais e menstruais.
- Antiinflamatório: As folhas de goiabeira possuem compostos com ação anti-inflamatóriacapaz de ajudar a reduzir as inflamações causadas pelas condições que atingem o organismo.
- Redução dos níveis de glicose: Esse fator pode contribuir para o controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue), auxiliando no tratamento do diabetes tipo 2.
- Melhora das dislipidemias: A presença de flavonoides na folha de goiabeira é excelente para a saúde cardiovascular, uma vez que contribui para o aumento dos níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos.
- Função antioxidante: A quercetina e outros flavonóides presentes nas folhas de goiabeiras têm ação antioxidante, o que é fundamental para a proteção das células contra danos oxidativos, fortalecendo o sistema imunológico, retardando o envelhecimento.
Devido às vitaminas e antioxidantes presentes, as propriedades das folhas podem ser utilizadas topicamente para fortalecer o cabelo e prevenir a queda dos fios.
Contra-indicações
Via de regra, o chá pode ser consumido por todos. Porém, alguns grupos específicos precisam buscar orientação profissional antes de consumi-lo para verificar se há possíveis riscos à saúde.
É o caso de gestantes e lactantes. “Não há estudos suficientes que garantam a segurança do uso durante a gravidez e a amamentação. Portanto, é aconselhável evitar o consumo sem orientação médica”, explica Angélica. O mesmo vale para crianças, cujo consumo deve ser sempre cauteloso e sempre sob supervisão médica devido à sensibilidade maior do organismo infantil.
Idosos e pessoas com condições médicas preexistentes ou que fazem uso de medicamentos devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo, para evitar possíveis interações medicamentosas ou efeitos adversos, oriente um nutricionista.
Modo de preparo
Para o consumo seguro do chá, ele deve ser preparado da seguinte maneira:
- separar 3 a 4 folhas jovens de goiabeira;
- ferva 150 ml de água;
- adicionar as folhas em infusão por 10 minutos;
- coar o líquido antes de consumir.
“Recomenda-se ingerir o chá, no máximo, até duas vezes ao dia por cinco dias consecutivos. O consumo contínuo não é aconselhável por períodos prolongados sem supervisão médica”, alerta a nutricionista.
Chá de Losna: Veja benefícios para a digestão e dicas de preparo