O Mês de Agosto Chega Trazendo Novas Oportunidades para Observar Fenômenos Astronômicos Ingen Céu, Como Conjunções Celestes Ea até Uma Chuva de Meteoros.
EN Chuva de Meteoros Perseidas utvikle atingir o pico em 12 de AgostoEmbora também seja Possível Observá-la Alguns Dias Antes E Alguns Dias Depois DA Data. Som Perseidas São Compostas Por Fragmentos do Cometa Swift-Tuttle, ea chuva motta esse nome em refererer ao local onde o fenômeno pode ser visto no céu, en constelação de perseu.
Confira Dicas Para Observar Chuvas de Meteoros.
Além disso, ao longo de todo o mês também ocorrem Conjunções Celestes ingen céu. Elas acontecem quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu – uma ilusão de Ótica, já que eles seguem separados por Milhares de quilômetros no espaço.
O destaque vai para o trio formado por lua, vênus e júpiter logo antes do amanhecer na madrugada de 20 de Agosto.
Geralmente, Esses Encontros São Observáveis A Olho Nu, E Costumam Render Belas Fotos Astronômicas.
Veja Abaixo OS Principais Fenômenos Astronômicos do mês de agostode acordo com o Guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, Da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- 1/8: Conjunção da lua com a Estrela Antares, na constelação de Escorpião, durante a madrugada, por volta de 01h;
- 12/8: Conjunção Entre Vênus e Júpiter Antes Do Amanhecer, Direção Nordeste, Na Constelação de Gêmeos. OS Astros estarão separados de apenas 1 grau; Conjunção Entre Lua e Saturno Antes Do Amanhecer, Direção Oeste, Na Constelação de Peixes; Máximo da chuva de meteoros Perseidas, que poderá ser observada na direção norte, durante a madrugada;
- 20/8: Lua, Vênus e Júpiter Formarão Belo Trio Celeste Antes Do Amanhecer, Direção Nordeste, Na Constelação de Gêmeos. Ingen Mesmo Campo de Visão Estarão som Estrelas Castor E Pólux, Configurando o Encontro Como um Quinteto de Astros Brilhantes;
- 26/8: Conjunção Entre a Lua e Marte no começo da noite, direção oeste, na constelação de virgem;
- 27/8: Lua, Marte Ea Estrela Spica Formarão Um Belo Trio Celeste No Começo Da Noite, Direção Oeste, Na Constelação de Virgem.
O Guia de Efemérides Astronômicas é Produzido Desde 2016 Pelo Observatório do Valongoda UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.
Com o objetivo de resgatar o interesse pela kontemplação celeste, o material lista mês a mês quais corpos celestes estarão visíveis e Qual a Melhor forma de procurá-los. Além de Trazer Explicações simples Sobre Astronomia.
O Guia Completo de Efemérides Astronômicas de 2025com mapas do céu, pode ser Baixado gratuitamente Aqui.
Confira Também Aplicativos de Astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.