Um asteroide recente decobeto, que temi chamado a atenção da comunidade astronômica, ágora apprenda um risco ligeiramento maior de atingir uma terra.
NOMADO 2024 YR4, OSTEROIDE TEME 2,2% De Chance de Colidir Com Nosso Planeta em 22 De Dezembro de 2032, Segundo a AgÊncia Espacial Europeia (ESA). A Avaliação de Risco Aumentou em Reláção à Estimativa anterior De 1,2% Na Última Semana, Devido A Novas observações.
OS Astrônomos Esperam que ESSA porcentageM Continue Evoluindo Conforme Mais Dadas Sejam Coletados. SE ASSE ASTEROIDE SEGUIR O PADROO DE OUROS Asteroides Próxxos à Terracomo chances de Impacto Aumentarão e Depois Cairão, de Acordo com a ESA. Por exemplo, o asteroida apophis já for considerado um dos mais perigosos, com possibilidade de colisão após sua descoberta em 2004. no entanto, em 2021, oscientistas revisaram essA Avaliano após uma análtise
Perto mais os astrônomos Observarem o 2024 YR4, MELHOR PODERÃO REFINAR SUA COMPREENSÃO SOBRE O TAMANHO EA TRAJETÓRIA DO ASTEROIDE, DEMENTAR ASIM Uma verdadeira probabilidade de impacto.
“Basicamente, o perno mais observações tivermos, mais podermos localizar e confirmar uma trajetórica do asteroide, que provlantê será apenas uma passagem próxima, e não uma colisão”, afirmou a esa em um Um Comunicado. “Ontanto, Esperamos que um previsão de risco seja gradualmente reduzida a zero.”
O asteroide tem um tamenho estimado entre 40 e 90 metros de largura.
“O asteroide tem Tamnho Comparável ao Grande Edifício”, Diz Paul Chodas, Gerente do Centro de Estudos de Objetos Próxxos à Terra (Cneos) No Laboratório de Propulsão A Jato da Naasa, na Califórnia. Ele acrescentou que uma estimativa do tamenho ainda é altamenthe incerta e está senda refinada por observações adicionais.
“A asteroida Estiver na extremidade superior de sua faixa estima de tamenho e realentamento em uma terra, ó impacto podria causar danos em um raio de 50 quilômetros”, Diz Chodas. “Mas isso só aconteceria no improvel caso de um impacto real. O Potencial de Destruição Vem Da Velocidade Extremamenthe Alta do asteroide, Cerca de 17 km por Segundo (38.028 km/h) Ao Entrar na atmosfera. ”
ASTEROIDES DESE PORTE ATENDEM A TERRA A CADA POUCOS MARHARES DE ANOS, POMENDO CAUSAR SÉRIOS DANOS A REGIOS LOCAIS, SEGUNDO A ESA.
Em 1908, um asteroide de 30 metros de largura (98 Pés de Largura) atingiu o Rio Podkamennaya Tunguska Em Uma Remota Floresta Siberiana da Rússia, De Acordo Com uma sociedade planetária. O Evento Derrubou Árvore e Destruiu Florestas em 830 Milhas Quadrada (2.150 QuilôMetros quadrados).
Já EM 2013, um asteroide de 20 metrôs entrou na atmosfera Sobre Chelyabinsk, Na Rússia. Ele explodiu no ar com uma energia 20 a 30 vezes maior do que um primeiro bomba atômica, causando um clarão intenso, o calor do extremo e danos a mais 7.000 edifícios, ferindo mai de 1.000 pesoas.
Decobrindo um asteroide Novo para a Ciênia
O Tesecípio Asteróide Impacto terrestre Último Sistema de Alerta (Atlas), Localizado Em Rio Hurtado, Chile, For Primeiro Um Detectar O 2024 Yr4 Em 27 De Dezembro de 2023. , Segundo Davide Farnocchia, Engenheiro de Navegaça do JPL e Cneos.
OS Sistemas Automatizados de alerta de asteroides invejaram um alarme Após determinante que o asteroide tine uma pequena acaso de aftar a terra em 2032, colocando-o no topo da lista de risco de asteroides daas e da Lista de Risco Automatad De Dezembro. ESSAS LISTAS INCLUEM Quaisquer asteroides conhecidos com probabilidade Diferente de zero de colidir com uma terra.
Desde o início de janeiro, os astrônomos têm usado o Observatório Magdalena Ridge, no Novo México, o Telescópio Dinamarquês eo Very Large Telescope, no Chile, para rastrear o asteroide, que está atualmente a mais de 45 milhões de quilômetros da Terra e se afastando Cada Vez Mais com Tempo, Segundo Farnocchia.
À medida que o asteroide se afasta da terra e se Torna mais fraco, os Pesquisadorores terão que Contar Com Teselespios Maiiores para Observá-Lo. O Objeto Celeste Deve ser visitl até o início de abril e DesapareCer conforme a continua sua Órbita ao Redor do Sol. Ele não retornará à vizinhança da terra até 2028, de acordo Farnocchia.
SE 2024 YR4 DESAPARECER DE VISTA ANTES QUE como Agênia Espaciais Possam Descartar Accampening Qualquer Chance De Impacto, um Rocha Espacial Permanecerá na Lista de Riscos Até Voltar a Vista Em Junho de 2028.
“Usando os Dados de Rastreração Disponíveis, Podemos Pré -Ver uma postura futura de Umteroide”, Disse Farnocchia. “Perto mais tempo rastreamos um asteroide, mais precisa é um previsão. Conforme Coletamos Dados Adicionais, A Incerteza na postura de 2024 Yr4 em 2032 Diminuirá. ”
A Nasa e Esa Rastreiam regularmente Milhares de Asteroides Próxxos da Terra, mas, dependendo do Tamnho, como Rochas Espaciais Nem Semper São Fácis de Detectar. Mas Melhorias na Tecnologia de Pesquisa de Asterides e Futuras Missões de Observação de Asterides Podem Detectar Objetos que os Astrônomos Não conseguiam ver sem passado. ATUALIMENTE, NÃO HÁ OUROS GRAUS ASTEROIDES CONHECIDOS QUE TENHAM mais de 1% de Chance de Afetar A Terra, de Adordo com a NASA.
Rastreando uma ameaça potial
Dois grupos internacionais de resposta a asteroides endossados pelas Nações Unidas — a Rede Internacional de Alerta de Asteroides, presidida pela Nasa, eo Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais, presidido pela ESA — foram ativados em resposta ao nível de ameaça.
Uma coordenar internacional de alerta de asteroides ével por como organizações Envolvidas no Rastreração e Caracterização dos Detetalhes do asteroida – e, se necessidade, desenvolver estratégias para Avaliar como conseqüência de conseqüência de um impacto.
ENQUANTO ISSO, o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais, Que Reuniu Recentemente Em Viena, Áustria, Fornecerá Recomendações e Avaliará Opção Sobre como Mitigar UM Impacto Potencial Se O asteroide continua severo uma amaça. Possívios títicos de mitigaça Inclui desviar o asteroide no Espaço, como uma demonstração da naasa do teste de redirecionamento de asteróides duplo em 2022, ou evacuar regulamentos potencialmente afetadas, sem solo, disse Farnocchia.
O Grupo Continua Monitorando o 2024 YR4 E SE REUNIRá Novamento no final de abil ou início de maio, quando um rocha espacial desaparecer de vista, para reavaliar se alguma recomenda ã precise ser feita, de acordo e esa.
“SE 2024 YR4 continua senda uma ameaça no final da Janela de Observação, Medidas de Mitigaça Poderiam Serwadas”, Disse Farnocchia. “Mas Falar em Mitigação é Prematura. Uma AGORA PLORA É CONTINUALARENTO OBSERVAÇÃO 2024 YR4 E Reduzir Suas Incertezas Posicionais em 2032, Já Que Iseso Provelde Descartará O Impacto. ”