Pesquisadores do instituto de telecomunicações (inatel), em Santa Rita do Sapucaí (mg), Desenvolveram Uma Armadilha Inteligente para Captura e Monitoramento de Fêmeas do Mosquito Aedes aegyptiTransmissor Dos vírus da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
O Prototipo do Dispositivo, Produzido por meio de um projeto apoiado pela fapsp no âmbito de um acordo de cooperação com os ministérios da ci cincia, tecnologia e InovAo (McTi) e Das Comunicaça, Publicado Na Revista Sensores.
“A Ideia é uma tatina de Armadilha ser Usada por Órgãos de Vigilância epidemiológica para mehhoRar O Monitoramento EO Controle da proliferação do mosquito Aedes aegyptiEspecialmente em Áreas Urbanas de Difícil Acessar ”, Diz à Agência Fapep Samuel Baraldi Mafra, Professor NO INATEL E COORDENOR DO PROJETO.
Uma Armadilha, com Formato de Dodecaedro (com 12 Lados) E 50 centímetros de Altura, Combina Dispositivos de Internet Das Coisas (IoT) com Câmeras de Alta Resolução e Algoritmos Avançados de Aprendizado de Máquina e Visão.
OS Insetos São AtraÍdos para uma Armadilha por Meio de Uma Mistura de Água, Açúcar e Feromônio, Colocada em Seu Interior. Uma Câmera Interna No Tubo de Entrada do Equipamento, Que Combina Recursos de Visão Noturna E Diurna, Captura imagina deles em tempo real e em uma ampla gama de condios de iluminação. Como imagina o processo processadas por um algoritmo de Inteligênia Capaz de Detectar e Contar os “Prisioneiros” Em Tempo Real, Identificando Se São Mosquitos Aedes aegyptiAbelhas ou Borboletas, por exemplo.
“Ó mosquito Aedes aegypti TEM Algumas Caracterias Morfolúgicas, Como Manchas Brancas e Pernas Grandes, Que São Identificadas Pelo Algoritmo de Inteligênia Artificial ”, Informa Mafra.
Após um detectar de um Aedes aegyptiSão Ativadas, De forma Autônoma, VentoinHas Situadas na Parte Frontal Da Armadilha. Esses Dispositivos Criam UM Fluxo de Ar Que Direciona o Mosquito para um Recepiente contendo um Líquido VISCoso, Onde ele Ficará Aproisionado.
Quando ocorre um detecção de abelha, Borboleta Ou OUROS INSETOS ALADOS, São ATIVADAS VENTOINHAS LOCALIZADAS NA PARTE TRASEIRA DA ARMADILHA, QUE CRIAM UM FLUXO DE AR EXEPENHO O PARA FORA FORA DISPOSITIVO.
“Uma seletividade na classificação do dos insetos é um dos princípios, diperenciais da armadilha em comparação com como que já existe. ISSO LOCMITE EVAR A CAPTURA DE OUROS INSETOS QUE NÃO São de Interess e Estão em Declínio, Como como Abelhas ”, Avalia Mafra.
Um tamboma de tambaca de tatilhas contém com Múdulo de Sistema de Posicionamento Global (GPS) que permite o Monitoramento em Tempo Real de Sua Localizaça.
ESSA Capacidada de Exectar A Detecção em Tempo Real Facilita A Coleta de Dadas Geoespaciais e LiciseS Analisar mais Rapidamento os Padrões de MovieRaiaça ea densidade Populacional Dos mosquitos. DESSA FORMA, É POSSÍVEL OBTER DADOS imediatos para intervenções de saúde pública e ofrecer Uma e mais um contexto e contextualizada do comprovadorias de mosquitos por poros, permitir o contorno, os pomars do sexozas do sexozas.
“Ó Sistema de Comunicação da Armadilha Permite Fazer O AcompanHamento remoto e em Tempo Real, sem uma necessidade de desslocar algum para verificar in loco SE ESTÁ CAPTURANHO MOSQUITOS ”, DIZ MAFRA.
Protótipo de Estudos
Os Pesquisadorores Realizaram testículos com uma tatina em Laboratório e em Campo, por Exemplo, em Praças Públicas e Próximo a Córregos em Santa Rita do Sapucaí.
OS Resultados Indicamaram que o Sistema Foi Capaz de Detectar Com 97% de Precisão O Aedes aegypti100% no Caso de Abelhas E 90,1% de Classificações de Borboletas em Laboratório. OS Resultados foram Corroborados Pelos testados Em Campo.
“Fretendemos Aperfe e Diminuir OS Custos e Chegar a um protótipo final Da Armadilh. Um versão ATUAL É MAIS PARA ESTUDOS ”, Pondera Mafra.
O protótipo atual foi elaborado No Laboratório de Ideia (Fab Lab) Do Inatel. A ideia dos peesquisadores é a fabricação de uma tatina com materiais mais resistentes à intempéries do ritmo, de forma uma proteger uma parte eletrálica do equipamento de chuvasas intensas e o que é extremo, porco.
Teste Permite Identificar Infecção Prévia por Zika E Pela Dengue