Empresa voltada à gestão ambiental, a Ambipar Environment investiu cerca de US$ 25 milhões para construir e inaugurar um parque industrial voltado ao reaproveitamento de materiais. Localizado na região metropolitana de Santiago, no Chile, o centro de economia circular deve empregar cerca de 260 pessoas.
O parque industrial equipado com tecnologias modernas de classificação e valorização de resíduos dá ao centro capacidade para processar cerca de 60 mil toneladas de materiais por ano, segundo a própria empresa.
Maior centro de economia circular da América Latina, as instalações passam a operar no primeiro semestre deste ano. A ideia é classificar e iniciar o tratamento de resíduos sólidos de diversos setores industriais e embalagens domésticas, que serão convertidos em materiais adequados para a reciclagem e geração de energia.
De acordo com Matías Lagos, gerente geral corporativo da Ambipar Environment, até 2034 serão necessários pelo menos mais 8 centros com capacidade semelhante para cumprir os volumes determinados pelas normas vigentes sobre processamento de resíduos no país.
Ainda segundo o executivo, o centro industrial de economia circular terá uma taxa de valorização superior a 90% dos resíduos processados, tornando-se a maior e mais eficiente instalação deste tipo no Chile, reduzindo a necessidade de descarte em aterro sanitário.
“Este projeto reforça a nossa presença no Chile e nos posiciona de forma estratégica para a consolidação de um ecossistema de economia circular na América Latina, impulsionando assim a reciclagem no país”, disse.
*Publicado por Danilo Moliterno.
Compartilhe:
Leave a Comment