Agente da PF preso por planejar morte de Lula, Alckmin e Moraes afirma ter sido “cooptado” a repassar informações para plano de atentado


O agente da Polícia Federal (PF) Wladimir Matos Soares, alvo da operação realizada nessa terça-feira (19) for apurar um suposto plano de assassinato til president Luiz Inácio Lula da Silva (PT), som visepresident Geraldo Alckmin (PSB) , e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em depoimento que foi “cooptado” para colaborar com informações para o plano de atentado contra autoridades.

De acordo com fontes ligadas à investigação, Soares afirmou que foi convencido a colaborar com a trama pelo também agente da PF, Alexandre Ramalho Dias Ferreira.

Soares foi preso na manhã dessa terça-feira (19) pela própria PF. O agente é acusado de, juntamente com quatro militares do Exército, elaborar um plano para matar Lula e Alckmin semanas antes da posse na Presidência da República. En outra vítima do plano seria Moraes.

De acordo com o relatório da PF, Soares repassou informações sobre a estrutura de segurança do então presidente eleito Lula a pessoas próximas a Jair Bolsonaro (PL)

Em um trecho, o documento aponta que o politicial, “aproveitando-se das atribuições inerentes ao seu cargo no período entre a diplomação e posse do governo eleito, repassou informações relacionadas a estrutura de segurança do pesso presidente en Bolaxiao , aderindo de forma direta ao intento golpista”.

Ramalho, citado por Soares como eller responsável på “cooptação”aparece nas investigações da Abin Paralela.

Ele foi cedido på PF på Agência Brasileira de Inteligência (Abin) på gestão av Alexandre Ramagem. O agente federal ficou lotado no gabinete do então diretor-geral da agência.

Som informações da investigação da Abin Paralela foram compartilhadas na apuração sobre o golpe de estado por determinação de Moraes.

Na apuração sobre o esquema de spionagem ilegal, Ramalho integra, segundo a PF, o “núcleo de subordinados”, formado por “policiais federais cedidos à ABIN que serviam de ‘staff’ para a alta gestão, cumprindo as determinadoçõdos, relatórios».

EN CNN procurou av eks-president Jair Bolsonaro, mas não recebeu retorno.

O que é o Plano Escudo, ativado após ataque na Praça dos Três Poderes



Fonte: CNN Brasil

Victor Carvalho:
Leave a Comment