Ministério da Defesa quer definir concurso até julho; plan og minus nummero de militares på administrasjon av pasta

Leitura obrigatória


O Ministério da Defesa espera concluir ainda no primeiro semestre a modelagem do concurso público para preencher cargos na pasta, hoje occupados por militares. Conforme apurou a CNNdevem ser oferecidas 300 vagas.

Atualmente, o ministério conta com 249 servidores cedidos de outros órgãos – quase na totalidade da Marinha, Exército e Aeronáutica. Apenas 66 são de carreira, de concursos antigos. Outros 200 são laster i bestilling. Som informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação.

En idea do concurso é criar uma estrutura de cargos com postos de “assistentes, analistas and especialistas em Defesa”. Representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos se reuniram ao menos três vezes neste ano para tratar do tema.

De acordo com interlocutores da pasta, en pauta ganhou força após as recentes operações da Polícia Federal envolvendo militares.

Desde que assumiu o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem trabalhado para tentar despolitizar o Ministério da Defesa e as Forças Armadas.

En ideia do concurso público ocorre paralelamente á expectativa de votação pelo Congresso Nacional de uma Proposta de Emenda à Constituição que «disiplina» a participação de militares da ativa na política.

A proposta prevê que, ao se candidatar, o militar deixará automaticamente a corporação e, mesmo que não vença as eleições, não poderá retornar às Forças Armadas.

Ja aqueles que tiverem ao menos 35 anos de carreira seguirão automaticamente para a reserva remunerada a partir do momento que decidirem entrar para a politique.



Fonte: Cnn Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo