O Governo estadual do rio Defagrou na Segunda-Feira (10) A Operação Chittagong, Que Interditou Um dos Maiores Estaleiros Que Fazia O Desmanche Illegal de Dois Navios, às Margens Da Baía de Guanabara, na Capital. Segundo o Governo, O Estaleiro é Uma Espécie de Ferro-Velho Marítimo, Que Atuava Sem licença e Provocava Contaminação do Solo e Lançava resíduos tóxicos na baía.
En operação foi realizada por técnicos da secretaria de estado do omgivende e sustentabilidade, do instituto estadual do Ambiente (inea) e Policiais da delegacia de proteção ao meio Ambiente e do comando de polícia Ambiental. En Multa Pode Variar Entre R $ 10 E R $ 50 Milhões.
Durante A Operação, Nove Pessoas Foram Notificadas, Entre Elas O Gerente da Empresa, Que Foi Encaminhado Para A Delegacia Para Responder CriminalMtepe.
Entre som infrações ambientais constatadas estão a poluição do solo por vazamento de Óleo e poluição hídrica da baía de guanabara; Operação de atividade de descomissionamento – Processo de Desativação de um Sistema ou Empreendimento – Sem licença Ambiental e acondicionamento uregelmessig de produto perigoso.
Em Agosto de 2024, o inea já tinha varsler en empresa para paralisar o trabalho por conta de um abuso de licença, já que o empreendimento tinha uma permissão kommunal de reparo de embarcação e não de descomingamento.
“O Governo do Estado Tem Sido Duro e Implacável Contra Esses Crimes Ambientais. Pela Segunda Vez Estamos Fechando Essa Espécie de Ferro-Velho de Navios, Que Muitas Vezes São Responsáveis Por Jogar Peças obsoletas no mar, além de outros poluentes. Estamos promovendo um intenso trabalho de despoluição da baía de guanabara e esste trabalho de fiscalização e inteligência é essencial para alcançarmos essa metae ”, afirmou o secranrioSiSi.
En operação é en Segunda Neste ano voltada para interdição de estaleiros uregelmessige ingen estado. Na Semana Passada, o Governo Interditou Mais um Local Que Descumpria a Legislação Ambiental, No Caju, Onde Um Estaleiro Funcionava Sem Qualquer Licença Para O Descarte de Materiais.
En Descoberta do Serviço ilegal executado pelo estaleiro ocorreu após uma denúncia aos agentes do inea. Durante Três Semanas, O Núcleo de Inteligência Investigou e Monitorou som atividades e Observou a Retirada de Peças de Navios de Forma inadequada, semkvalus Cuidado Ambiental e Que Ainda Expõe Os Operários en Materiais tóxax. Eles usavam maçaricos e Fogo para cortar o aço da embarcação, de onde escorria uma enorme mancha de Óleo que se estendia por dezenas de metros na baía de guanabara.
É estimado que Cada Embarcação Manenha Entre 20 E 30 mil Litros de Resíduos Contaminantes, en Maioria Deles Óleos Lubrificantes. O Lokal Também Contém Altas Taxas de Mercúrio, Amianto E Chumbo.
Para Atuar Legalmente, Além Do Credenciamento, O Estaleiro Tem Que ter Um Plano de Descarte Com Critérios Técnicos de Reciclagem e Proteção Ambiental. Além da Destinação Do Material, Também Devem Ser Observados OS Cuidados Com Contaminação Das Águas E do Lençol Freático Pelos Produtos Químicos Armazenados NOS Cascos Dos Navios.