Cientistas demonstram existência de um túnel no subsolo da Lua

Leitura obrigatória


Os cientistas concluíram uma demonstração de uma teoria debatida há cerca de 50 anos que sugeria a existência de um túnel de lava abaixo da superfície lunar. A descoberta mostrou que o Mar da Tranquilidade, onde a estrutura fica localizada, é agora considerada uma promessa local para a instalação de uma base de exploração no satélite.

A partir de uma revisão dos dados da sonda Lunar Orbitador de reconhecimento, da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), descoberto em 2010, os pesquisadores identificaram que as reflexões dos sinais de radar apontavam para a existência de uma formação subterrânea. “A explicação mais provável para nossas observações é um tubo de lava vazio”, disse Leonardo Carrer, pesquisador da Universidade de Trento, em comunicado à imprensa.

A equipe liderada por cientistas da Universidade de Trento, na Itália, declarada em um artigo publicado na Astronomia da Natureza que a estrutura localizada no Mar da Tranquilidade — uma região da Lua composta por lava basáltica solidificada — pode oferecer uma solução para as futuras missões ao satélite.

Cavernas como essa oferecem proteção ao ambiente da superfície lunar, que é hostil à vida humana devido às temperaturas e níveis de radiação que dificultam a sobrevivência de todos.

“Esta pesquisa demonstra como os dados de radar da Lua podem ser usados ​​de maneiras inovadoras para abordar questões fundamentais para a ciência e exploração e como é crucial continuar coletando dados de sensoriamento remoto da Lua”, Wes Patterson, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em comunicado à imprensa.

Astrónomos identificam estrelas que podem abrigar interessantes



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo