Conheça as diferenças entre alergias, intolerância e sensibilidade alimentar

Leitura obrigatória


Alimentos são essenciais para a saúde por serem fonte de nutrição para o nosso corpo, porém alguns deles podem se tornar vilões para muitas pessoas. Isso porque alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares podem causar desconforto e até mesmo riscos à saúde. Mas, afinal, quais as diferenças entre essas respostas?

“A diferença é no mecanismo causal e nos riscos, sendo a alergia alimentar a única que pode se relacionar a quadros graves”, sintetiza Leonardo Medeiros, alergista e imunologista, chefe do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio .

Abaixo explicamos cada uma das complicações alimentares.

Alergia alimentar

A alergia alimentar é um “erro” do sistema imunológico, que identificar um alimento como uma ameaça e, para se defender, libera substâncias químicas, causando sintomas alérgicos como incidentes, surtos, náuseas, vômitos, diarreia e, em casos graves, até o mesmo choque anafilático.

Os alimentos que costumam causar mais casos de alergia são leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos.

Os sintomas geralmente surgem em minutos ou até duas horas após uma pessoa ingerir o alimento.

“O diagnóstico é feito por exames laboratoriais, testes cutâneos-alérgicos ou teste de provocação com o alimento. E o tratamento mais indicado é exclusão do alimento da dieta desse paciente”, acrescenta Medeiros.

Intolerância alimentar

Já a intolerância alimentar é um problema digestivo, onde o corpo não possui enzimas ou proteínas específicas para produzir determinados alimentos.

Um exemplo clássico é a intolerância à lactose, onde a deficiência da enzima lactase impede a digestão do açúcar do leite, causando gases, inchaço, diarreia e dor abdominal. Outros exemplos incluem intolerância ao glúten e à frutose.

Os sintomas da intolerância geralmente são menos graves e mais tardios do que os da alergia, podendo levar horas para serem sentidos.

O diagnóstico pode ser feito por testes específicos, como o teste de intolerância à lactose.

“O tratamento é a exclusão do alimento da dieta ou o paciente pode optar por produtos sem o componente relacionado à intolerância, como os derivados lácteos sem lactose, além da reposição da enzima lactase”, explica Medeiros.

Sensibilidade alimentar

A sensibilidade alimentar, por sua vez, envolve uma ocorrência individualizada do organismo em um determinado alimento, podendo gerar sintomas diversos como fadiga, dores de cabeça e problemas de pele.

Diferentemente da alergia e da intolerância, os testes tradicionais nem sempre identificam a sensibilidade alimentar. O diagnóstico muitas vezes se baseia em observação clínica, registro alimentar detalhado e testes de eliminação, onde o alimento suspeito é retirado da dieta por um período e os sintomas são monitorados.

“Sensibilização alimentar significa que um indivíduo tem algum anticorpo contra um alimento, o que necessariamente não indica alergia alimentar, a menos que apresente sintomas”, explica Marisa Rosimeire Ribeiro, médica preceptora do Ambulatório de Alergia e Imunologia Clínica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

“É muito comum encontrarmos pacientes com exames demonstrando sensibilização a alimentos e que consomem esses alimentos sem sintoma algum. É importante saber quando pedir exames, o que esperar e como interpretará os específicos para não rotular os pacientes e indicar dietas restritivas sem embasamento, uma vez que a exclusão total de algum alimento pode predispor alergia quando esse alimento é reintroduzido”, completa.

Na dúvida se o paciente é apenas sensibilizado ou alérgico a determinado alimento, os profissionais indicam a exclusão por um período limitado (2 semanas, por exemplo) e supervisionam a reintrodução para observar se uma pessoa apresentar sintomas específicos.

Produtos sem glúten e sem lactose ganham espaço na gastronomia



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo