Pedro Venceslau: Tensão entre Lula e BC leva à alta do dólar

Leitura obrigatória


De acordo com o analista de Política Pedro Venceslau, um dos fatores que levam ao aumento do dólar frente ao real é a tensão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Banco Central (BC).

Venceslau ressaltou que não se trata de uma fala isolada do presidente, mas de uma estratégia sistemática de críticas ao BC e à figura do presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Inicialmente, houve uma tentativa de aproximação entre Lula e Campos Neto, com o presidente do BC participando de um churrasco com o petista no fim de 2022, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No entanto, essa reconciliação não se concretizou.

Desde então, Lula tem insistido em tensionar a relação com o BC, reclamando das movimentações políticas de Campos Neto, como participar de jantares com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).”Se por um lado há uma crítica de que o presidente tem falado demais sobre o Campos Neto, por outro lado, há um critica de que Campos Neto tenha feito alguns gestos indicando que sua presença no Banco Central possa ser contaminada com eventuais articulações políticas com o campo da direita e a oposição, a parti do momento em que Campos Neto participa de jantares com o governador Tarcísio de Freitas”, afirmou.

Ajuste na comunicação

Para evitar que o dólar continue subindo, Venceslau afirma que o primeiro passo seria modular as falas do presidente Lula contra o BC. Isso porque esse tensionamento é apontado como um dos fatores que levam à alta da moeda americana.

O analista ressaltou que o próprio ministro Haddad já sinalizou a necessidade de um ajuste nas comunicações do governo para conter a valorização do dólar. No entanto, Lula segue insistindo nessa estratégia de críticas ao BC, restando saber até quando isso continuará, principalmente com a iminente troca no comando da autoridade monetária.

Os textos gerados por inteligência artificial naCNN Brasilsão feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo daCNN.Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo