O lançamento da espaçonave Starliner foi cancelado neste sábado (1º) após a segunda tentativa. O voo foi adiado cerca de três minutos antes do horário de descolagem previsto. O momento foi transmitido ao vivo nos canais da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos).
Esta seria a primeira missão tripulada da cápsula e levaria os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore para passar uma semana na Estação Espacial Internacional. A decolagem foi inicialmente programada para o dia 6 de maio, quando foi cancelada cerca de duas horas antes de uma contagem regressiva chegar a zero, pois foi descoberto um vazamento de hélio em um dos foguetes da nave espacial.
Um bloqueio automático acionado pelo sequenciador terrestre de lançamento, ou o computador que lança o foguete, parou o relógio de contagem regressiva a três minutos e 50 segundos antes do lançamento. A causa do bloqueio automático não é clara, mas as equipes da missão estimam um tempo de espera de 24 horas até a próxima tentativa, de acordo com a transmissão da NASA.
Atualização: as equipes eliminaram a tentativa de lançamento de hoje para @BoeingSpacede #Starliner Teste de voo da tripulação devido a uma retenção automática do sequenciador de lançamento no solo. Fique ligado nas atualizações: https://t.co/rVDAb6CRVD
– NASA (@NASA) 1º de junho de 2024
Starliner seria lançada com um vazamento de hélio
Após resolver o problema em maio, a agência espacial disse que o vazamento de hélio não representa uma ameaça para a missão.
“Analisamos muito bem quais eram nossas opções com essa flange (a parte onde o vazamento está localizado)”, disse ele. “Um cano de combustível, um de oxidante e um de hélio entram na flange, o que torna complicado trabalhar nela. Isso torna quase inseguro fazer alterações.”
Em vez de fazer uma substituição para quebrar o vazamento, as equipes decidiram que o defeito é pequeno o suficiente para ser gerenciável, disse Stich. “Quando analisamos esse problema, não se tratava de fazer mudanças”, disse Nappi. “Se tratava de ‘é seguro ou não?’ E é seguro. E é por isso que determinamos que podemos voar como o que temos.”
Durante a contagem regressiva para o lançamento na manhã deste sábado, as equipes da missão monitoraram o vazamento e nenhum problema foi relatado.
Compartilhe: