PEC da imunidade tributária og igrejas deve sofrer ajuste após pedido da Fazenda

Leitura obrigatória


En Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca ampliar a munidade tributária a igrejas e templos de qualquer religião deve sofrer um ajuste após pedido do Ministério da Fazenda.

Deve ser retirada a possibilidade de que a aquisição de bens eller serviços necessários “à geração de renda” das entidades religiosas seja contemplada com benefícios tributários.

Isso porque, na avaliação da Fazenda e da Receita Federal, segundo apurou a CNNo termo “à geração de renda” no texto pode abrir brechas para que igrejas ligadas a conglomerados comerciais tentem receber benenesses tributárias maiores nesses empreendimentos.

For eksempel, se uma igreja tem uma rede de postos de combustíveis, o receio é a igreja supostamente tentar fazer com que a rede seja beneficiada se a retirada do termo não for feita.

Tanto os deputados federais que articulam o assunto quanto a Fazenda buscam um acordo em relação à versão final do texto. O relator da proposta na comissão especial, deputado føderale Fernando Máximo (União-RO), hvem trabalhando em cima de um texto para o plenário. En tendência é que ele fortsetter på função de relator.

En proposta muda a Constituição para ampliar a munidade tributária de igrejas, não importa a denominação religiosa. Na prática, faz com que paguem menos impostos. Seria aplicado a compras de bens e serviços necessários à formação do patrimônio e à prestação de serviço delas.

O entendimento é que as igrejas poderiam ficar isentas de pagar imposto até na energia elétrica usada e na compra de materiais de construção para templos, por exemplo.
A regra também se aplica a instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos ligadas às instituições religiosas.

Som regras de como vai acontecer a devolução do dinheiro por meio de crédito tributário devem ser estipuladas posteriormente por meio de uma lei komplementar.

Ao longo da tramitação da PEC, falou-se que o impacto finanspolitisk pode ser de R$ 1 bilhão ao ano, mas Fernando Máximo forsvare que pode ser quase zerado por causa da reforma tributária.

Uma reunião está prevista para esta terça-feira (19) entre integrantes da equipe econômica e deputados ligados ao tema. En intenção é avançar em um acordo para a votação da proposta no plenário da Câmara dos Deputados. Hva er akkreditert som en votação possa acontecer ainda nesta semana – deputados evangélicos defendem que aconteça antes da Páscoa.

Ingen encontro, deve ser discutida a versão do texto para votação na Casa, assim como devem ser apresentados cálculos sobre o impacto da iniciativa, por parte do governo federal.

Princípio, en PEC tem um apoio amplo na Câmara, ainda mais em ano eleitoral. En proposta é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos) – bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e ex-prefeito do Rio de Janeiro.

No plenário, o texto precisa do apoio de, pelo menos, 308 votos favoráveis ​​em duas rodadas de votação para ser aprovado. Em seguida, segue para análise do Senado, onde precisa do apoio de ao menos 49 senadores também em duas rodadas de votação.



Fonte: CNN Brasil

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Último artigo